Setecidades Titulo Concurso
Santo André vence Desafio

Aluna da Etec Júlio de Mesquita ganhou bolsa de
estudos na USCS com o melhor texto desta edição

Vanessa de Oliveira
Daniel Macário
19/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


“Não estava confiante, porque nunca tive sorte”. Apesar disso, a criatividade rendeu à Larissa Mylene Alecrin Conti, 17 anos, estudante da Etec (Escola Técnica) Júlio de Mesquita, de Santo André, o grande prêmio da oitava edição do Desafio de Redação, promovido pelo Diário. A premiação do concurso literário ocorreu na tarde de ontem, no Ginásio Milton Feijão, no bairro Olímpico, em São Caetano.

A jovem ganhou bolsa integral de estudos na USCS (Universidade Municipal de São Caetano) por produzir o melhor texto do concurso, que teve como tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro. O desafio alcançou a marca histórica de 1 milhão de redações produzidas por alunos e professores (que têm categoria à parte) de escolas públicas e privadas da região.

A originalidade da produção de Larissa, que vai cursar Psicologia, foi destaque. A redação foi escrita em forma de acróstico (composição em verso na qual a primeira letra da linha é lida em ordem e forma um nome ou título), com base na frase Qualidade de Vida, Futuro Saudável.

A festa foi comandada, pelo segundo ano consecutivo, pelo apresentador da Band André Vasco, que enfatizou o envolvimento dos alunos. “Fico esperançoso em ver um Brasil melhor, já que é a Educação que pode transformá-lo.”

No total, 289 escolas participaram da ação, que resultou em mais de 130 mil redações.

A novidade desta edição foi a realização de 12 palestras com médicos do Hospital Brasil, da Rede D’or, que levaram aos estudantes a importância de hábitos saudáveis de vida. Para o diretor de Redação do Diário, Sérgio Vieira, a temática envolvendo saúde foi de absoluta relevância. “Cada um pôde falar o que pensa sobre qualidade de vida e, mais uma vez, o Diário contribuiu para o envolvimento dos jovens com a escrita e a leitura.”

O reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi, também ressaltou o tema proposto. “Fez com que os alunos reflitam sobre questões importantes. Quanto mais conscientes esses jovens estiverem, melhor para o trabalho da universidade.”

Representando o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior, compartilhou da opinião. “É um tema estimulador, que refletiu nas vidas dos alunos e de suas famílias.”

O diretor geral do Hospital Brasil, Luiz Sergio Santana, disse que a participação superou as expectativas. “A gente pensou que estaria dando uma contribuição e, no final, fomos presenteados.”

O concurso é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS e tem apoio da Ecovias e do Hospital Brasil.

Escola de Mauá fatura R$ 5.000 pela torcida mais animada

Nem mesmo o pouco tempo destinado aos ensaios de coreografias – somente 24 horas antes do evento – fez com que os alunos da EE Professora Therezinha Sartori, da Vila Noêmia, em Mauá, perdessem o animo que garantiu à instituição o prêmio de melhor torcida na cerimônia de premiação da oitava edição do Desafio de Redação. A escola trouxe integrantes da bateria e contagiou o público presente com quatro mascotes que garantiram muitas ‘selfies’ durante o evento.

Presente em todas as edições do Desafio, a diretora da instituição, Rita de Fátima Sola, elogiou a dedicação dos alunos. “Para eles foi uma conquista enorme. É gratificante ver o empenho dos estudantes para animar o evento”, revela Rita, que ainda relata seu esforço para chegar à cerimônia. “Hoje foi minha formatura de MBA, em São Paulo. Vim ‘voando’ para cá. Não queria perder essa ocasião tão especial para os estudantes.”

A escola, que ganhou prêmio de R$ 5.000 para investir em melhorias, foi representada no evento por 48 alunos do do 5º ao 8º anos do Ensino Fundamental.

Participantes superam obstáculos

Tendo com o principal objetivo instigar estudantes das redes pública e privada das sete cidades do Grande ABC, a oitava edição do Desafio de Redação proporcionou para alguns participantes uma tarefa a mais: a superação de obstáculos pessoais.

Depois de 17 anos fora de uma instituição de ensino, a estudante da EE Professora Aparecida Donizete de Paula, no Jardim Pitangueiras, em Diadema, Keli Regina de Oliveira, 35 anos, foi premiada ontem com o segundo lugar da Categoria 6, destinada a alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Médio do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Telessala. “Não pensava em voltar a estudar. Tudo isso só aconteceu com o apoio da minha família. É incrível ganhar esse prêmio. Retornei aos estudos nesse ano e percebi o quanto isso é importante para nosso amadurecimento”, relata.

Outro exemplo é o caso da estudante do 6º ano da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, no Jardim Itacolomy, em Ribeirão Pires, Isabella Ferreira da Silva, 16. A jovem que tem limitações em seus movimentos em decorrência de uma paralisia infantil, fez questão de participar do Desafio. “Achei importante. Falei sobre o meio ambiente”, relatou a aluna, que registra média 8 na instituição.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;