Nacional Titulo
Sem chuva, mananciais que abastecem SP registram queda
18/11/2014 | 13:11
Compartilhar notícia


Os seis mananciais que abastecem a Grande São Paulo registraram queda nesta terça-feira, 18, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A redução varia entre 0,1 e 0,4 ponto porcentual entre a manhã desta terça-feira, 17, e a de ontem.

A maior queda foi registrada em dois sistemas: Guarapiranga e Rio Claro, com baixa de 0,4 ponto porcentual, saindo de 34,4% para 34% e de 35,8% para 35,4%, respectivamente.

O Cantareira, principal manancial que abastece a capital paulista, caiu 0,1 ponto porcentual, de 10,3% para 10,2%. O reservatório já conta com a segunda cota da reserva técnica, mais conhecida como volume morto, desde o dia 24 de outubro, quando foram acrescentados 105 bilhões de litros de água.

Ainda de acordo com dados da Sabesp, apenas o sistema Rio Grande registrou chuva, com volume de 0,2 milímetros. Mesmo assim, o nível do manancial caiu de 65,3% para 65,1%.

O sistema Cantareira não foi atingido por chuva, segundo o levantamento, mas a precipitação acumulada no mês de novembro é de 90,2 milímetros - mais que o dobro do que choveu em todo o mês de outubro, que registrou 42,5 milímetros.

Segundo a média histórica, o mês de novembro é mais chuvoso do que outubro. De acordo com previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), deve chover no Cantareira no próximo final de semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;