Nacional Titulo
Inpe gera carta imagem educativa de Sao José
Do Diário do Grande ABC
21/03/2000 | 15:22
Compartilhar notícia


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) entregou nesta terça ao prefeito Emanuel Fernandes (PSDB) a Carta Imagem de Sao José dos Campos. O documento, que mostra a cidade em fotos do satélite Landsat-5, será distribuído gratuitamente para todas as escolas do município e servirá como material didático no ensino de disciplinas como geografia e ciências. Essa é a terceira carta produzida pela entidade dentro do programa de educaçao utilizando sensoriamento remoto denominado Educasere. "Esse sistema poderá ser utilizado nas áreas de saúde, transporte e na cobrança de impostos", salientou o prefeito.

A carta que será utilizada nas salas de aulas das escolas da rede particular e pública foi feita pelo satélite norte-americano Landsat com uma escala de 1 para 50 mil, tendo 30 metros de resoluçao, o que possibilita identificar avenidas, bairros inteiros, aeroporto, a Via Dutra, a malha ferroviária e as fábricas, como a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e a Refinaria da Petrobras. Os locais sao indicados no mapa. O nível de detalhamento da imagem é alto e possibilita ao estudante ver, por exemplo, o curso do Rio Paraíba do Sul e as áreas de cobertura vegetal.

O principal objetivo é facilitar o estudo das características do solo e sua ocupaçao na regiao do município. Um outro aspecto mostrado por esse mapeamento é a área do Banhado, uma grande depressao que circunda parte da cidade e era uma antiga vazante do Rio Paraíba. Os rios, ribeiroes e córregos também estao retratados nesta imagem. O material foi produzido pela divisao de sensoriamento remoto do Inpe e do campus Brasil. Duas mil cópias serao distribuídas nas escolas.

Segundo a coordenadora do programa, a pesquisadora Tânia Saussen, a intençao deste projeto, que existe desde 1997, é propagar o conhecimento das áreas de geoprocessamento e de sensoriamento remoto entre os alunos de ensino médio e de cursos universitários. Os professores sao treinados a ler as cartas e utilizá-las em conjunto com cadernos didáticos. Essa é a terceira experiência neste sentido, os documentos anteriores foram de Santos. O Educasere pretende produzir cartas das principais cidades do país. " A imagem faz que o aluno conheça o local onde ele vive", explicou a cientista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;