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Comércio pela internet vende 55% mais
Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
04/01/2008 | 07:07
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As vendas online bateram um novo recorde no Natal de 2007. Enquanto as lojas de rua e de shoppings centers do País apresentaram crescimento na época de 9,9% e 12% respectivamente, o e-commerce elevou as vendas em 55% em relação a 2006.

O volume registrado, segundo a E-bit, ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão – cifra estimada pelo setor no início de dezembro – e alcançou R$ 1.081 bilhão no período.

Os motivos apontados pelo diretor-geral da E-bit, Pedro Guasti, para essa expansão das vendas são as facilidades de pagamento e ofertas oferecidas.

A pesquisa da E-bit foi realizada com os consumidores presentes nas mais de 1.000 lojas conveniadas da entidade.

MAIS VENDIDOS

Entre as categorias de produtos mais vendidos, os eletrônicos, artigos de informática e telefonia celular – as grandes apostas do comércio eletrônico para a data comemorativa – tiveram 17%, 13% e 11% de participação em volume de pedidos. E assim ocuparam, respectivamente, o primeiro, terceiro e quarto lugar no ranking.

No Natal do ano retrasado essas mesmas categorias ocupavam o segundo, quinto e quarto lugar na tabela com participações de 15%, 8% e 9% na mesma ordem.

Segundo Guasti, a principal mudança no ranking ocorreu com a categoria de CD, DVD e vídeo, que ocupou durante muitos anos a primeira colocação e passou agora ao quinto lugar com 11% das vendas.

GASTO MÉDIO

Apesar do preço mais atraente, devido à queda do dólar, a participação de televisores, computadores, celulares, notebooks e MP3 no carrinho de compras do consumidor virtual sobre o total de pedidos realizados durante o período, elevou o tíquete médio de R$ 304 para R$ 308.

“O sucesso das vendas dos produtos importados ocorre porque geralmente os valores estão mais baratos pela internet”, diz Guasti.




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