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Principais novidades

No primeiro dia de coletivas, conceitos e SUVs e
utilitários roubam a cena no Salão de Automóveis

Vagner Aquino
Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
29/10/2014 | 17:03
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Ricardo Trida/DGABC


Ontem a imprensa especializada participou do primeiro dia de coletivas do 28º Salão do Automóvel de São Paulo. In loco, o Diário separou as principais novidades divulgadas na mostra.

Quem causou mais furor foi o SUV da Honda que – depois de muito suspense – finalmente teve seu nome de batismo divulgado, se chamará HR-V e não Vezel, como conhecido no Japão. O modelo chega por aqui em março, quando passa a sair da planta da marca em Sumaré (no Interior). Os preços não foram definidos, mas deve rondar os R$ 70 mil, visto que a intenção é bater de frente com o Ford EcoSport. Previsão é de 50 mil vendas anuais

Ainda falando em SUV, a Jeep divulgou as informações que faltavam sobre o Renegade. De acordo com o diretor da marca para a América Latina, Sérgio Ferreira serão três versões de acabamento (Sport, Longitude e Trailhawk), todas com motor 2.0 diesel de 170 cv. A tração é 4x4 e o câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático, com seis ou nove velocidades. Feito na futura fábrica do grupo Fiat-Chrysler em Goiana (Pernambuco), o modelo chega em abril às lojas.

Já no estande da montadora italiana, nada de muito bombástico. A Fiat optou por apresentar apenas o Bravo reestilizado e o 500 Abarth. Ambos chegam até o fim do ano.

No Grande ABC
A Volkswagen veio com 13 novidades. Mas o que, de fato, deve chamar clientes para a marca são os pseudoaventureiros Cross Up! e Cross Fox, que começam a ser vendidos em novembro. Respectivamente preços partirão de R$ 38.040 e R$ 57.990. No primeiro semestre do ano que vem chegam os importados Golf Variant (que substitui o Jetta Variant) e o Touareg V8 R Line. No mesmo período, o sedã médio Jetta passa a ser feito na fábrica da marca em São Bernardo.
A Mercedes-Benz quer abocanhar diversos segmentos. GLA 45 AMG (outubro), Classe C Touring (até o fim do ano) e AMG GT, que chega no segundo trimestre de 2015, são os lançamentos da marca da estrela de três pontas, que contará também – a partir do primeiro trimestre do ano que vem – com o S 63 AMG Cupê. Com detalhes como carroceria em alumínio, iluminação 100% em LED e nada menos que 94 cristais swarowski nos faróis, o veículo tem motor V8 biturbo de 585 cv, que o leva aos 100 km/h em 3,9 segundos.

Da Audi, a principal atração foi o TT Roadster, que deve vir para cá no segundo semestre de 2015. De acordo com os executivos da montadora das quatro argolas, o A3 Sedan terá motor flexível.

A Nissan trouxe o Versa reestilizado (será feito em Resende, rio de Janeiro, a partir do primeiro semestre de 2015) e o jipinho conceito Kicks, que testará a reação do público para decidir a possível produção em série.

A mesma atitude foi tomada pela GM, que apresentou a S10 High Country e o Onix Track Day, cujo motor Ecotec 1.8 tem mais de 150 cv. Spin Activ e Cruze 2015 também foram apresentados, mas chegam a rede de revendas no mês que vem.

A Lexus venderá o NX 200t F-Sport no primeiro trimestre do próximo ano para concorrer com o Range Rover Evoque. Preços ficarão entre R$ 200 mil e R$ 230 mil. Do mesmo grupo, a Toyota ataca com a Hilux Limited Edition, que chega em novembro com visual mais robusto.

Na ala dos conceitos, destaque para o Subaru Viziv 2, o Troller Rescue e a picape Oroch, da Renault, uma variante do Duster que deve ser produzida antes de 2016.

Na lista das francesas, figuram o Peugeot 2008, que chega no primeiro trimestre do ano que vem, e o Citroën C4 Lounge THP Flex, já disponível no comecinho de novembro. A marca traz também o DS 6, que pode ser vendido aqui dependendo da aceitação do público.




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