Esportes Titulo Copa do Brasil
Cruzeiro e Santos se pegam pela semi da Copa do Brasil

Peixe minimiza liderança da Raposa e mantém
otimismo para partida de ida nesta quarta, às 22h

29/10/2014 | 07:30
Compartilhar notícia
Santos FC/Divulgação


Cruzeiro e Santos começam a decidir nesta quarta-feira, às 22 horas, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, quem vai enfrentar Atlético Mineiro ou Flamengo na final da Copa do Brasil. O jogo de volta será na outra quarta, na Vila Belmiro. O representante paulista cresceu na competição com as vitórias como visitante diante do Grêmio, em Porto Alegre, e do Botafogo, no Rio, nas oitavas e quartas de final, e passou a jogar melhor no momento ideal. Outra vantagem santista é que a segunda partida será em casa. O Cruzeiro vem de derrotas no Campeonato Brasileiro para Corinthians e Flamengo e empates diante de Palmeiras e Figueirense, com sintomas de queda na hora de decidir.

O técnico Enderson Moreira perdeu, por lesão, Geuvânio, que vinha sendo o seu melhor atacante, e tenta compensar o desfalque com o velocista Rildo, pela direita, e terá os retornos de Edu Dracena, Arouca, Alison, Lucas Lima e Robinho, que poderiam ter jogado contra a Chapecoense no último sábado, mas descansaram para o confronto, que pode ser determinante para o clube salvar a temporada depois do fiasco na decisão do Campeonato Paulista contra o Ituano.

O título da Copa do Brasil será um santo remédio para quase todos os males santistas. O time se garantirá na Copa Libertadores de 2015, a premiação aliviará um pouco o estado de penúria financeira em que o clube se encontra e poderá até mudar o rumo das eleições presidenciais, em 6 de dezembro, fortalecendo o candidato da situação.

Depois de uma campanha quase perfeita na fase de classificação do Estadual, o Santos se desintegrou nos dois jogos das finais contra o Ituano em razão de os garotos terem sentido demais o peso da responsabilidade. Faltou um jogador de frente com experiência e liderança para assumir o time e levá-lo para frente. Com o retorno de Robinho no meio do ano, essa lacuna foi preenchida.

Mesmo sem o arranque que o caracterizou nos primeiros anos de carreira, Robinho se transforma com a camisa do Santos, contagia os companheiros e faz com que todo o time tenha mais confiança e jogue melhor. "Robinho é a referência e ajuda muito a gente a buscar esse resultado fora", disse Enderson Moreira.

Mesmo com dois jogos por semana e sem tempo para fazer ajustes técnicos e táticos, Enderson Moreira conseguiu melhorar o comportamento do time na base de muita conversa, passando confiança aos jovens. No primeiro turno do Brasileirão, quando o treinador ainda era Oswaldo de Oliveira, o Santos até jogou bem, mas perdeu do Cruzeiro por 3 a 0 e mesmo assim mereceu elogios do comandante, com a ressalva de que faltou aproveitar as oportunidades criadas.

Agora, o Santos primeiro procura não dar espaços ao adversário para depois tentar achar o caminho do gol.

"Talvez o grande diferencial de uma equipe no Brasil é aquilo que ela consegue fora de casa. Todas as equipes têm uma força enorme dentro dos seus domínios, mas nem sempre se dão bem quando saem. Por isso, temos de estar preparados para vencer fora, sofrendo a pressão do adversário, mas sabendo usar bem o contra-ataque, dando campo para o adversário. A gente tem feito bem isso. Uma vez ou outra escapa o resultado, mas a equipe tem sido bem competitiva fora de casa. E vamos jogar para ganhar", finalizou o treinador.

CRUZEIRO - O Cruzeiro deve jogar sem seu centroavante diante do Santos. Marcelo Moreno está com dores na coxa esquerda e não treinou nesta terça, na véspera da partida, sendo tratado como dúvida para o técnico Marcelo Oliveira montar a equipe para o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil.

Nesta terça, o treinador comandou um rápido coletivo no fim do treino e escalou Julio Baptista no comando de ataque. O atacante ficou mais de um mês afastado da equipe por lesão e deve voltar direto para a equipe titular.

Marcelo Moreno não é o único problema de Marcelo Oliveira para o jogo. No meio de campo, Alisson está vetado por lesão e Marquinhos não pode jogar porque já defendeu outra equipe (o Vitória) na competição. Willian foi observado como titular e deve jogar ao lado de Ricardo Goulart, Everton Ribeiro e Julio Baptista. Na defesa, Manoel é mais um lesionado. Léo, assim, retoma sua posição ao lado de Dedé.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;