Cultura & Lazer Titulo Cinema
Rindo de ladrões

'Roubo nas Alturas' mescla comédia com ação e traz vingança
de enganados; Ben Stiller e Eddie Murphy são dupla principal

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
16/12/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


A lenda sobre Robin Hood é famosa: um arqueiro de alma nobre tem a ajuda de seu bando para roubar dos mais ricos e dar seu dinheiro e ouro para os pobres. Não é de hoje que se ouve histórias sobre menos afortunados tomando coragem de combater os poderosos para tentar algum tipo de vingança social. É esse o pano de fundo de 'Roubo nas Alturas', que estreia hoje nos cinemas do Grande ABC.

O longa-metragem mescla comédia e ação para apresentar trama na qual os personagens se veem em situação desesperadora e decidem mudar de vida - mas são atrapalhados e despreparados demais para tudo dar certo de maneira tranquila. Grande parte da boa mistura dos gêneros apresentada no longa-metragem se deve à experiência de campo do diretor Brett Ratner. Ele é o responsável pela bem sucedida trilogia 'A Hora do Rush', na qual uniu os policiais parceiros Carter (Chris Tucker) e Lee (Jackie Chan), e busca repetir o sucesso com o novo título.

Desta vez, ele recrutou Ben Stiller (de filmes como 'Antes Só do Que Mal Casado' e 'Uma Noite no Museu') e o veterano comediante Eddie Murphy para sua dupla principal. A história se passa em luxuoso prédio de Nova York, onde todos os funcionários colocaram suas economias nas mãos do especulador financeiro Arthur Shaw. Quando ele é acusado de fraude e condenado à prisão domiciliar na cobertura do local, todos descobrem que seu dinheiro nunca mais será recuperado.

A dramática situação faz com que Josh (Stiller), responsável pela segurança do edifício, deixe de lado sua vida certinha para comandar ousada ação que tem como objetivo invadir a casa de Shaw e roubar US$ 20 milhões. Como não sabe como ser um bandido, ele contrata o ladrão Slide (Murphy) para ajudar o grupo, mas ele nunca participou de algo tão grandioso - tampouco de um roubo de relevância.

Além de contar com os risos provocados pelos dois atores, o cineasta garantiu a participação de interessantes atores secundários, como a jovem Gabourey Sidibe no papel da camareira Odessa, única mulher na atrapalhada quadrilha. Apesar de não comprometer em sua atuação, Matthew Broderick não conta mais com o carisma do passado, que o levou ao estrelato ao interpretar o genial Ferris Bueller na pérola adolescente 'Curtinho a Vida Adoidado', da década de 1980.

O conceito em torno de Robin Hood é atemporal e o cinema sabe explorá-lo de diversas maneiras. Ratner o utiliza com sutileza no formato que o tornou famoso e conhecido em Hollywood: muitos tiros em meio a piadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;