Automóveis Titulo Comparativo
Beleza não se põe à mesa

Mesmo com visual de gosto duvidoso, JAC J2 e Toyota Etios mostram que têm mais a oferecer

Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
22/10/2014 | 07:47
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André Henriques/DGABC


Nas ruas, muita gente torce o nariz para eles, mas – seguindo o ditado popular ‘beleza não se põe à mesa’ – tanto JAC J2 quanto Toyota Etios podem, sim, ser boas opções de compra. Tudo depende do ponto de vista de cada um.

Pois é. Apesar do visual de gosto duvidoso e do tamanho compacto (tem apenas 3,54 metros de comprimento), o exemplar chinês vem bem equipado se olharmos o preço de R$ 33.990. Custando quase R$ 4.400 a menos que o rival que convocamos para este comparativo, o compacto da JAC tem até sensor de estacionamento traseiro e faróis com regulagem de altura.

Por outro lado, fica devendo itens básicos como computador de bordo e regulagem de altura para o banco do motorista. Este último é item de série no Toyota.

Como não pode deixar de ser, air bag duplo e freios antitravamento (com distribuição eletrônica da força de frenagem) vêm de fábrica em ambos. Vidros e travas elétricas também!

PELADO
Se o J2 agrada na lista, o mesmo não pode ser dito do Etios. Por quase R$ 40 mil, é inaceitável um carro apenas com predisposição para som e sem rodas de liga-leve, faróis de neblina e comando elétrico para os retrovisores. Se bem que este item outros modelos também deixaram de fora da lista – leia-se Ford Ka, por exemplo.

Assim como a lista de equipamentos, o desempenho do Toyota Etios também perde para o do adversário em questão, o JAC J2.

Ambos têm motor 1.3 (embora a JAC jure que é 1.4, não é!), mas o Etios é flexível. Embora nem sempre seja vantagem abastecer com etanol, o consumidor gosta do livre arbítrio no momento de encostar no posto de combustível.

Sem contar que a fama conquistada ao longo dos anos pela Toyota (de carro inimigo dos mecânicos, pois é rara a necessidade de conserto) garante pontos frente ao rival, já que os chineses ainda são malvistos por aqui.

Mas as vantagens do compacto japonês param por aí. Na prática, embora beba apenas gasolina, o desempenho do J2 agrada mais. Seus 108 cv e 14,1 mkgf de torque máximo deixam o carrinho mais esperto nas ruas. O Etios abre vantagem apenas por entregar o torque mais cedo (3.100 rpm contra 4.500 giros), mas ainda assim é um pouco mais amarrado. Já o câmbio, é mais bem acertado. O do J2 é até preciso, mas arranha durante as trocas, o que gera certo incômodo.

Mas quando o papo pende para o lado do conforto, o Etios dispara! Além de, claro, o entre-eixos um pouco maior, as suspensões, o espaço para ocupantes, o isolamento acústico e até mesmo a posição de dirigir são consideravelmente melhores que no J2. Sem contar o acabamento, mesmo não sendo 100%, é mais sensível (aos olhos e ao tato) que o do JAC...

VEREDICTO
Como beleza é algo relativo, precisamos pesar outros critérios para a decisão deste comparativo. Por ser mais equipado, mais barato e mais esperto no trânsito, o JAC J2 leva a taça para casa. Mas também não dá para deixar de lado os méritos do Etios, que é mais confortável, tem acabamento melhor e mecânica mais aprimorada. 




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