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Nove marchas

Além da economia, novo câmbio deixou Range Rover Evoque ainda mais confortável ao rodar

Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
22/10/2014 | 07:45
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Claudinei Plaza/DGABC


 Já tem um tempo que o público pôde botar os olhos no Range Rover Evoque pela primeira vez. Foi durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2008. Naquele ano, o modelo – chamado de LRX – foi considerado o conceito mais bonito da mostra paulistana. Mérito das linhas ousadas e da carroceria duas portas, um show à parte.

O fato é que o utilitário, claro, precisou passar por algumas alterações até chegar às ruas. Mas nada demais, apenas alguns detalhes. E, como agradou o público, mexer no design não se faz necessário. O lance agora é alterar a mecânica.

E foi o que a Land Rover fez. Em março, o Evoque ganhou a linha atual, cuja principal novidade é o câmbio automático de nove marchas.

“Nove?!” É o que perguntam as pessoas. Sim! São nove velocidades... E, como se pode imaginar, a real diferença disso é a economia (em torno de 11% em relação à caixa anterior, com seis relações) e o conforto das trocas. Guiando, estas são praticamente imperceptíveis. Quando em nona marcha, silêncio total – o ponteiro do conta-giros mal chega nas 2.000 rotações. Para quem prefere uma condução mais, digamos, emocionante, vale optar pelas trocas no modo sequencial, através das aletas atrás do volante.

Mas nada disso seria possível sem o (excelente) trabalho do motor 2.0 a gasolina de 240 cv utilizado pelo SUV. Cabe salientar que, apesar da nova transmissão (feita pela ZF), a alavanca seletora não muda – permanece o botão giratório localizado no console central.

DEMAIS DETALHES
Com torque de 34,7 mkgf, o Evoque, claro, não deixa a desejar. A agilidade é um de seus pontos altos. Segundo a montadora, até os 100 km/h são necessários 7,6 segundos. Está dentro da média. Para se ter ideia, os concorrentes Audi Q3 e BMW X1 realizam o feito, respectivamente, em 7,8 e 7,4 segundos.

Além da beleza, agilidade e conforto, o Evoque também capricha nos detalhes. Por R$ 271,9 mil, a versão avaliada Prestige Tech vem de série com iluminação no assoalho e porta-luvas, controle de temperatura com sensor de qualidade do ar, entretenimento no banco traseiro com controle remoto, sistema de câmeras, televisão analógico-digital, tração integral (4WD) e Terrain Response.




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