Setecidades Titulo
Borboletário de Diadema é reaberto
Luciana Yamashita
Da Sucursal de Diadema
13/03/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


Depois de passar por revitalização e manutenção desde o começo do ano, o borboletário de Diadema, no Jardim Botânico, está reaberto ao público.

A principal mudança para o público é a ampliação na capacidade de atendimento, que passou de 50 para 320 pessoas por dia de visita. O motivo é o aumento da quantidade de monitores que acompanham o passeio. As visitas devem ser agendadas e são realizadas sempre às quintas-feiras.

São cerca de 200 borboletas, de quatro espécies nativas, em um espaço de 190 m² com cerca de 30 tipos de plantas. Cada borboleta possui ligação com alguma planta, seja para alimentação, abrigo ou para depositar ovos.

Por isso, o jardim do espaço foi revitalizado durante o período de férias. Foram feitas substituições de plantas e manejo de novas espécies. "O jardim é muito importante para o borboletário, pois é a matéria-prima das borboletas e precisa ser feito para reproduzir o que teriam na natureza", afirma o secretário de Meio Ambiente, Marco Antonio Mroz.

Segundo o secretário, a meta é receber de 12 a 15 mil pessoas neste ano. Em 2007, foram 11.300 visitantes. "Existe o viés conservacionista, de preservação de espécies, e o da sensibilização das pessoas para a questão ambiental.".

Cada espécie se reproduz em períodos diferentes. Atualmente, a mais encontrada no local é a olho-de-coruja. Dois exemplares juntos lembram a face de uma coruja, tática para afastar predadores.

Com duração de uma hora, o visitante conhece quatro espaços do Jardim Botânico: borboletário, orquidário, viveiro de mudas e trilha. São quatro horários de visitação, sempre às quintas-feiras.

A única recomendação recebida antes de entrar no borboletário é olhar por onde anda para não pisar em nenhuma borboleta. No borboletário, os monitores apresentam ainda exemplares de cada fase até chegar à borboleta. O espaço foi inaugurado em setembro de 2005 e é o único na Região Metropolitana aberto ao público.

O agendamento pode ser feito pelo telefone 4059-7600, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Jardim Botânico fica na Rua Ipitá, 193, Jardim Inamar. Horários de visitação: 9h às 10h, 10h30 às 11h30, 13h30 às 14h30 e 15h às 16h.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;