Memória Titulo Memória
Capitéis bizantinos em São Caetano

Na idealização do Museu Sagrada Família, em São Caetano, um apoio importante é o de Cláudio Pastro...

Ademir Medici
14/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“Cada um de nós, contemplando o Cristo, se converte no pintor da própria vida.”

São Gregório de Nissa

“O melhor uso da vida consiste em gastá-la por alguma coisa que dure mais que a própria vida.”

William James, pensador, filósofo, um dos fundadores da Psicologia moderna.

Na idealização do Museu Sagrada Família, em São Caetano, um apoio importante é o de Cláudio Pastro, especialista brasileiro em arte sacra. Convidado pelo padre Jordélio Siles Ledo, pároco da Sagrada Família, Pastro comprometeu-se em idealizar um trabalho para o museu, depois de surpreender-se com o que viu em São Caetano.

“Convidado pelo vosso pároco, descubro coisas esplendorosas. Por exemplo: o estilo da vossa matriz é um estilo românico/basilical, que quer dizer imperial, cópia do quarto e quinto séculos da nossa história”, testemunha Cláudio Pastro.

“Para surpresa minha, os capitéis no alto das colunas são bizantinos que lembram os edifícios imperiais de Constantinopla, atual Istambul, na Turquia. Foi o grande período, o período bizantino, tanto na fé como na arte”, complementa Pastro.

As declarações do artista plástico estão em vídeo gravado pela Sagrada Família. O depoimento faz parte do projeto voltado à arrecadação de recursos para que o museu seja transformado em realidade.

Um farol

Depoimento de Cláudio Pastro

As grandes religiões sempre incrementaram, ao longo da História, o que nós temos de mais belo no mundo, que é a arte. A arte sempre partiu das grandes celebrações da humanidade, das grandes celebrações da vida. E na Igreja Católica, ao longo desses 2.000 anos de História do cristianismo, para onde ela foi ela deixou um testemunho da sua verdade na beleza de suas igrejas.

Meu trabalho tem sido com arte sacra e aqui em São Caetano vocês têm um belíssimo monumento, que é a Matriz Sagrada Família.

A humanidade se dedica a Deus e, consequentemente, à beleza, porque Deus não é só bom. Ele é bom porque é belo.

Nós não podemos esquecer que o grande pecado da humanidade é o esquecimento. E a arte sacra, como um museu, é um lugar de memória. E a memória faz com que a gente faça uma referência aos belos momentos da vida pra poder ir para frente.

Esse Museu de Arte Sacra é um museu que também leva ao contemporâneo, aquilo que se faz atualmente. Altamente vivo. Não é um lugar de velharia. Tem a preocupação também de gerar nas novas gerações o sentido da beleza e da fé cristã.

O homem, quando vive uma tragédia, se não se agarrar à beleza, está perdido. O homem que vive só fossilizado no trabalho, vai aos poucos, sem querer, gerando violência.

Então, um museu, particularmente este (em São Caetano), será como um farol, um sinal não só para a cidade de São Caetano como para São Paulo, para o Brasil e, quem sabe, para o mundo. Esse museu será um indicativo para todos nós de que vale a pena viver.

O ARTISTA

Desde 1975 Cláudio Pastro se dedica à arte sacra. Cursou teoria e técnicas de arte na França, Espanha, Itália, México e Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Tem realizado pinturas, vitrais, azulejos, altares, cruzes, vasos sagrados e esculturas para presbitérios, capelas, igrejas, mosteiros e catedrais, não só no Brasil como na Argentina, Bélgica, Itália, Alemanha e Portugal.

Ilustrou livros. Dá cursos de Estética e Arte Sacra. Tem se dedicado ao vasto projeto de ambientação da Basílica Nacional de Aparecida. Um dos seus trabalhos de grande repercussão foi o painel de arte sacra da Catedral Divino Espírito Santo em Jataí, Goiás.

Foi o artista escolhido pela Santa Sé para conceber a imagem do Cristo Evangelizador do Terceiro Milênio, para as celebrações do Jubileu do ano 2000, obra que se encontra permanentemente exposta no Vaticano.

SÃO CAETANO

15ª Festa da Padroeira. Programação de hoje:

11h – Barraca de fogazza na Praça Cardeal Arcoverde (queijo, calabresa e frango com catupiry).

16h – Meditação do terço.

19h30 – Missa: os estigmatinos e a evangelização com crianças, jovens e adultos.

Diário há 30 anos

Domingo, 14 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5647

Manchete – Hortas resistem na região e usam agrotóxico

Diadema – Servidores terão só 30% de reajuste na Prefeitura e Câmara.

São Bernardo – Cidade da Criança faz 16 anos.

Em 14 de outubro de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: a tomada de Lille pelos alemães; os franceses conservam as suas posições e ganham terreno em alguns pontos; transferência do governo da Bélgica para o Havre; tomada de Gand; decretação do estado de sítio na União Sul-Africana.

1959 – Inaugurada a fábrica de eixos e transmissões da Willys Overland do Brasil, em São Bernardo.

1974 – Inaugurada a 1ª Feira de Informação Profissional no Centro Cívico de Santo André, numa promoção do Sesc, do Centro de Formação Profissional Eduardo Saigh e da Prefeitura.

Hoje

- Dia Nacional da Pecuária

- Dia da Comunidade Espanhola

- Dia Nacional do Meteorologista

Santos do dia

- Na estampa, São Calisto. Romano. Foi papa entre os anos 217 e 222. Concluiu o trabalho nas catacumbas romanas, conhecidas hoje pelo seu nome. No local em que foi morto acha-se a igreja de Santa Maria, em Trastevere, Roma.

- Evaristo

- Fortunata (o)

Município Paulista

- Ferraz de Vasconcelos. Elevado a município em 1953, quando se separa de Poá. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;