Diarinho Titulo
Por que limão mancha a pele?
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
04/01/2009 | 10:25
Compartilhar notícia
Nário Barbosa/DGABC


Limão e sol não combinam. Em contato com a pele, essa substância causa forte reação alérgica na presença do sol, conhecida por fitofotodermatose. Fito significa vegetal; foto, luz ou sol; dermatose, doença de pele. Primeiro a pele fica vermelha, em alguns casos com bolhas, e depois escurece.

Não é só o limão que provoca isso. Alguns vegetais, como laranja, tangerina, caju, entre outros, possuem uma substância fotossensibilizadora, chamada furocumarina, capaz de absorver a radiação solar. Ela age exatamente ao contrário do protetor solar.

Quando entra em contato com a pele, essa substância é absorvida e, com a exposição ao sol, provoca uma reação parecida com queimadura. Ao mesmo tempo, estimula a produção de melanina, substância que dá cor à pele.

A mancha surge até um dia depois. O tamanho e a intensidade da cor dependem da quantidade que é absorvida e do tempo de exposição. Demora de três a oito semanas para desaparecer, período em que a área deve ficar protegida.

LAVE NA HORA! - A mancha na pele só aparece em quem não se cuida. Evite tomar limonada, suco de laranja ou mesmo sorvete de frutas cítricas no sol. Se pingar na pele, lave o local imediatamente com água e sabão, e passe bloqueador solar.

Se manchar a pele, peça para um adulto fazer compressas com soro fisiológico ou chá de camomila frio, que ajudam a aliviar a ardência. Caso haja uma reação mais intensa, com a formação de bolhas, procure atendimento médico.

Consultoria da dermatologista Adriana Alves Ribeiro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;