Setecidades Titulo Meio Ambiente
Árvores morrem em praça de Sto.André

Moradores reclamam de falta de manutenção; entidade responsável promete repor vegetais

Renato Cunha
Especial para o Diário
06/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Moradores do entorno da Praça Presidente Vargas, no Centro de Santo André, reclamam da falta de manutenção da área verde. Segundo os vizinhos, o lugar foi ‘adotado’ pela Sociedade Cultural ABC Bunka, que ficou responsável por cuidar da praça. A principal reclamação é que mudas de árvores que foram plantadas ali não são devidamente tratadas e estão morrendo.

“O pessoal dessa sociedade plantou as árvores, mas não está fazendo o que precisa para que cresçam saudáveis. Teve até cerimonial quando a Bunka adotou o lugar”, conta o aposentado Vagner Pedroso, 59 anos. “O diretor falou na ocasião que compraram uma máquina para garantir a manutenção da praça, mas até agora nada foi feito”, reclama o morador.

A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Parques e Áreas Verdes, informou que a responsabilidade pelo espaço é mesmo da Sociedade Cultural ABC Bunka, pois se trata de uma área cedida por meio do Programa Adote uma Praça.

A entidade, por sua vez, também confirmou a responsabilidade pela área verde. “A gente adotou a praça e logo depois plantamos 17 pés de cerejeiras, mas parece que seis deles não vingaram”, declara o vice-presidente da sociedade, Eiki Kurokawa.

Ele explica também que no dia 28 de setembro foi feito um mutirão no espaço, com apoio da organização religiosa Perfect Liberty. “Tinha mais de 20 pessoas envolvidas nas atividades de limpeza e manutenção. Marcamos para fazer outro daqui a 30 dias. Vamos replantar as árvores que não vingaram também”, promete.

Kurokawa garantiu ainda que a entidade tem boas intenções. “Queremos deixar o lugar o mais arrumado possível, mas o processo é demorado.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;