Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Retenção de talentos

Como reter uma geração ávida pelo imediatismo e a recompensa a curto prazo?

Cíntia Bortotto
06/10/2014 | 07:20
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Atualmente, um dos grandes desafios das empresas é, sem dúvida, a retenção de talentos. Por um lado, vemos que os ciclos das pessoas dentro das empresas são cada vez mais rápidos. Um dos motivos para isso é o comportamento extremamente imediatista da geração ‘Y’, que já está no poder nas grandes companhias. O desafio das empresas está em atrair, contratar e manter os talentos em seus grupos, o que pode representar ao mesmo tempo investimento e economia.

Como reter uma geração ávida pelo imediatismo e a recompensa a curto prazo? Um bom gestor, que converse de forma aberta e transparente com seus colaboradores jovens, pode ajudar neste processo. Os líderes devem ser treinados para a abertura, capacidade de escuta e boa comunicação. Este é o primeiro passo para a retenção de talentos.

ATRAÇÃO - E como encontrar talentos? Investir em trainees e estagiários e desenvolvê-los são bons caminhos. O trainee tem perfil diferenciado, que será ainda mais aprimorado para ser um líder/executivo no futuro. O estagiário também pode ter perfil diferenciado, mas é selecionado para fazer um aprendizado, colocar em prática a teoria vista na universidade, por isso é necessário que ainda esteja estudando.

Na verdade, é necessário primeiro atrair, com uma marca forte, programa sério bem desenhado e conduzido. Neste momento, é importante a escolha de parceiros fortes. É fundamental também investir mais tempo na discussão da retenção. É isso que vai permitir que o retorno sobre o investimento feito ocorra. Se você atrair bons trainees, mas não os mantiver, certamente eles sairão e o investimento feito (que é alto) não reverterá para a companhia.

RETENÇÃO - Depois de encontrar essas pessoas diferenciadas, é essencial mantê-las motivadas dentro da companhia. Salário minimamente na mediana de mercado é fundamental. A partir do momento que os talentos foram identificados, estes devem ser remunerados de forma diferenciada.

Benefícios além dos que já são um padrão de mercado fazem a diferença para este pessoal. A Google, por exemplo, investe aproximadamente R$ 16 mil em treinamento por ano, sendo que 20% deste valor pode ser utilizado para a realização de cursos inspiradores (gourmet, dança, artes etc).

Outro ponto importante é a possibilidade de carreiras internacionais, os jovens se encantam com isso. Outro destaque que demanda baixo investimento com alto retorno é o programa de mentoring, em que executivos mais experientes atuam como ‘gurus’ para os jovens talentos. Se você é empresa ou jovem em início de carreira, atente-se aos programas de trainees e às melhores práticas de atração e retenção no mercado. Siga confiante e boa sorte! 




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