Política Titulo Maluf
‘Sou candidato mais ficha limpa desta eleição’, diz Maluf

Em carreata no Grande ABC, deputado federal lista obras realizadas e afirma que confia na Justiça para reverter condenação

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
02/10/2014 | 07:42
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Com a candidatura de reeleição barrada pela Lei da Ficha Limpa, o deputado federal Paulo Maluf (PP) fez carreata ontem em São Caetano e disse confiar no STF (Supremo Tribunal Federal) para reverter a situação e confirmar o nome na disputa. “Sou o candidato mais ficha limpa desta eleição. Confio na Justiça e no Estado de Direito para reverter o caso. Três ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) votaram a favor da minha candidatura (e quatro foram contrários). Está errado (o enquadramento). Só poderia ter sido condenado se tivesse havido dolo ou enriquecimento ilícito comprovado. Essas coisas não há”, afirmou deputado.

A decisão do TSE foi embasada em condenação por improbidade administrativa proferida pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) em contratos para construção do complexo viário Ayrton Senna, firmado quando o progressista era prefeito da Capital, entre 1993 e 1996. A Lei da Ficha Limpa prevê impedimento de candidaturas a quem tiver condenações por órgão colegiado quando, de fato, houver dolo ao erário e enriquecimento ilícito. “Sou candidato, estou tranquilo, pode votar que está valendo”, contemporizou Maluf.

Em carreata pela região central de São Caetano, o deputado federal destacou ter construído “todas as grandes obras viárias da região” no período em que foi governador do Estado, de 1979 a 1982, e ter o apreço do leitor são-caetanense.

“A Estação de Tratamento de Esgoto da cidade fui eu quem fiz. Deixei aqui a minha marca de trabalho e é isso que o paulista quer dos governantes. A cidade tem excelente infraestrutura e foi povoada pela melhor qualidade de imigrantes italianos. É povo progressista e trabalhador.”

O PP tem apenas um vereador na Câmara municipal, Chico Bento, que não acompanhou a atividade de ontem do deputado. Em 2010, quando conquistou seu terceiro mandato na Câmara Federal, Maluf angariou 5.179 votos na cidade que tem em torno de 124 mil eleitores. No total, conquistou 497.203 sufrágios. Na disputa particular de São Caetano por cadeira no Congresso, o progressista só ficou atrás do deputado federal William Dib (PSDB), que foi lembrado 9.614 vezes nas urnas de São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;