Esportes Titulo Jogos
Grande ABC na rota certa para o Pan
Fernando Cappelli
Do Diário do Grande ABC
12/08/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


A expectativa pela definição dos principais atletas que representarão o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, é grande. A maior parte das modalidades oficiais da competição, que será disputada de 14 a 30 de outubro, ainda está na etapa classificatória.

Mas em raio X mais abrangente e que tem como base o potencial das três principais cidades, o Grande ABC deve manter a tradição com chances concretas de novamente despontar como um dos grandes polos fornecedores de talentos para reforçar a delegação do País.

Em São Caetano, o enfoque neste ano recai basicamente no atletismo e no judô. Há nomes praticamente garantidos, como da saltadora Fabiana Murer e da arremessadora (de peso e disco) Elisângela Adriano. "Mas os demais atletas serão conhecidos quando soubermos índices e resultados nas disputas da Universíade, realizada na China", afirmou o diretor de Esportes da Cidade, Marcos Siarvi.

Santo André ainda adota filosofia de recuperação para o esporte e deve ter destaque mais restrito. Além dos atletas paraolímpicos (leia ao lado), o município espera mandar judocas e jogadoras de basquete (ambas as equipes ainda não foram convocadas).

VERSÁTIL

A volta ao primeiro lugar do pódio nos Jogos Regionais após 38 anos de jejum embala São Bernardo a expandir horizontes em território mexicano.

Com investimentos recentes mais sólidos na Pasta esportiva, a cidade começa enxergar possibilidades em número maior de modalidades.

Além da força usual no handebol, que geralmente utiliza cerca de 60% dos jogadores do munícipio, modalidades como taekwondo, caratê, e ginástica rítmica entraram em pauta. A maratonista aquática Poliana Okimoto e o mesa-tenista multicampeão - e recordista em medalhas de ouro no Pan, com nove - Hugo Hoyama são nomes certos.

"Nosso trabalho originalmente foi idealizado para ser colocado em prática em médio prazo. Mas com resultados como os obtidos nos Regionais, sabemos que tudo vai caminhar mais rápido", afirmou o secretário de Esportes, José Luiz Ferrarezi.

A baixa mais significativa até agora foi a do triplista Jadel Gregório, principal contratação da cidade em 2011. Ele se ausentará do Pan em virtude de contusão.

Santo André aposta no trabalho com paraolímpicos

Confiante no trabalho local do Sesi com a equipe paraolímpica, Santo André vê as principais revelações como apostas que levarão o nome do município aos lugares mais altos do pódio na quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos, que também serão realizados em Guadalajara, no México, entre 19 e 27 de novembro.

"Temos pelo menos quatro atletas bem ranqueados com potencial total para participarem do atletismo. Os classificados saem em setembro", afirmou o treinador Daniel Biscola.

Os atletas andreenses em destaque são Marco Aurélio Borges (arremesso de disco), Renato Nunes da Cruz (400 m), Ademar de Souza Leite e José Henrique Campos Mattos, que disputam os 1.500 m.

"Se tudo der certo, pelo menos duas medalhas traremos para a cidade de Santo André. Este é o plano traçado para elevar ainda mais a importância do nosso trabalho", vislumbrou Biscola.

Corte orçamentário não afeta S.Caetano

Dominante no panorama dos esportes amadores até o ano passado, a cidade de São Caetano ainda espera para definir a lista oficial de talentos que cederá para representar o Brasil no Pan mexicano.

O que se sabe por ora é que a política de redução orçamentária que desinchou o quadro de atletas praticamente pela metade, além de cortar mais de R$ 1 milhão da Pasta, não deve se refletir no rendimento esportivo do município no Pan de Guadalajara. "Não teremos consequências deste tipo, porque a filosofia foi manter os principais nomes no alto rendimento, que permanecem", afirmou o diretor de Esportes Marcos Siarvi.

O fim da hegemonia de 12 anos de São Caetano nos Jogos Regionais, competição disputada no mês passado, também não é motivo para a cidade ligar qualquer tipo de sinal de alerta.

Segundo Siarvi, em termos gerais, a filosofia esportiva do município não foi modificada, apenas adaptada. "Não corremos atrás de resultados. Tivemos de optar por prioridades, que certamente vão se refletir em breve no andamento do Pan", analisou.

Entre os astros da cidade, a principal dúvida no México é a presença do fundista Marilson Gomes dos Santos, campeão da São Silvestre e bicampeão da maratona de Nova York. Já classificado para o Pan-Americano pelos resultados obtidos na temporad, o atleta afirmou recentemente que deve readequar a agenda de compromissos deste semestre para que as provas não atrapalhem a prioridade da carreira: a maratona dos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;