Setecidades Titulo
Ocara vence Carnaval de Santo André
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
25/02/2004 | 19:45
Compartilhar notícia


O Ocara Clube conquistou nesta quarta-feira o bicampeonato do Carnaval de Santo André. A escola levou para a Avenida Firestone um desfile com fantasias luxuosas sobre as brincadeiras de criança. Houve empate entre a Leões do Vale e Cidade São Jorge, mas a Leões ficou com o vice. O desempate foi definido no quesito harmonia.

No Grupo 2, a favorita Seci levou o título. Em geral, as escolas do segundo grupo receberam notas superiores às do grupo principal. A Mocidade Imperial, do Grupo 2, e a Beleza Pura, do Grupo 1, que abriram os desfiles de sábado e domingo, foram rebaixadas. Já a pleiteante Tradição de Ouro conseguiu garantir vaga no Grupo 2 no próximo ano.

Em respeito à morte do presidente da Cidade São Jorge, José Carlos Lopes, assassinado na madrugada de segunda-feira na porta de casa, momentos antes do desfile de seu grêmio, a apuração, em um auditório no Paço Municipal, foi fechada ao público. Antes do início, diretores fizeram um minuto de silêncio em memória de Zé, como era conhecido o sambista.

Várias das agremiações comunicaram a vitória aos seus componentes via celular ou, depois da cerimônia, pessoalmente nas quadras. Poucas pessoas aguardaram os resultados das notas no pátio.

O vice-presidente do Ocara Clube, Ademar de Barros, não se surpreendeu com o título. “Fomos campeões tantas vezes e sempre pensamos na responsabilidade que é ser o primeiro. Nossa função será melhorar ainda mais no próximo ano”, disse. O tema Brincar É Estar no Universo Fantástico da Fantasia mudou um pouco a rotina da escola. “Foi um enredo fácil, para todo mundo entender”, analisou o vide.

A agremiação começou a comemorar o título à noite, em sua quadra na rua Capricórnio, na Vila Guiomar.

O diretor da Cidade São Jorge, Washington, o Lelé, ficou surpreso com o terceiro lugar e considerou justo o desempate no quesito harmonia. “Esperávamos pelo rebaixamento porque desfilamos tristes. Infelizmente, depois de tudo o que aconteceu, não temos mais clima para festa.” A última homenagem ao presidente será feita em missa de sétimo dia.

Grupo 2 – O presidente da Seci, Edvaldo Jatobá, o Val, não conteve as lágrimas quando soube do campeonato. “Foi debaixo de chuva mesmo, com muita confiança. Fazia tempo que a escola não sabia o que é ser do grupo principal”, disse. Nesta quarta, houve festa de agradecimento no Parque Novo Oratório.

A apuração não levou em conta as notas do quesito fantasia para o Grupo 2. Um dos julgadores não deu notas à escola Lírios de Ouro, quarta colocada. Pelo regulamento, este tipo de atitude anula o quesito.

Também emocionada com a pontuação de sua escola, a presidente da pleiteante Tradição de Ouro, Maria Socorro Rodrigues, disse que os moradores de casas populares do Santa Teresinha trabalharam firme para conseguir os pontos necessários. “Também devo a subida à escola Oratório, de Mauá”, afirmou.

São Caetano - Em São Caetano, a Império da Vila Paula foi a campeã, com um enredo que falava sobre festas populares brasileiras. A Tradição da Ponte ficou na segunda posição, seguida pela União da Ilha da Prosperidade e a Acadêmicos de Vila Gerty.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;