Setecidades Titulo

Unidos do Serraria fala de tradições e religiões

Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
17/02/2004 | 21:39
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Um galpão desativado que pertence a uma empresa serve de barracão à escola de samba Unidos do Serraria, com 16 anos e o título do Carnaval de Diadema de 1997 em seu currículo. Na semana passada, 30 pessoas se revezavam nos ajustes finais para o desfile da agremiação, que é a última a entrar na avenida Ulisses Guimarães, já às 2h15 da segunda-feira. Neste ano, a escola investe no samba-enredo “África: berço de tradições e religiões”, que fala da referência da cultura negra na vida brasileira.

Além de integrarem a bateria da Unidos do Serraria, Jéferson Alves de Souza, 13 anos, e Tiago de Jesus Silva, 16, dão uma força na preparação de fantasias e adereços. “A gente tem ajudado a fazer os chapéus que são usados em uma das alas”, disse Jéferson. “Toda noite, quando tem ensaio da bateria, nós também participamos”, disse Tiago.

A diretora de barracão Ângela Divina da Silva, 38 anos, disse na semana passada que faltavam poucos detalhes para o fim do trabalho de costureiras e auxiliares. “Falta só finalizar duas alas, a das baianas e a da liberdade, que fala da questão dos estragos”, disse.

Quando termina o corte e costura no barracão, a diretora Ângela se prepara para integrar a equipe de harmonia da escola, que tem por responsabilidade fazer o pessoal desfilar de maneira ordenada na avenida. “A gente vai organizando o desfile, para não deixar bagunçado”, disse Ângela.

DGABC

Os preparativos começaram no dia 2 de janeiro. Da mesma forma que outras escolas de Diadema, a Unidos do Serraria reclama do fato de a Prefeitura ter liberado a subvenção de R$ 20 mil somente no dia 17 do mês passado.

“Esse dinheiro precisava ter saído no final do ano passado, para que a gente já tivesse começado a trabalhar”, disse.

A escola entra na avenida neste ano com 14 destaques, distribuídos entre os quatro carros alegóricos. Ao todo, serão 250 integrantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;