Setecidades Titulo São Bernardo
Pai de dentista é contra
redução de maioridade

Aposentado discorda de principal assunto abordado em
caminhada realizada em homenagem a Cinthya Magaly

Rafael Ribeiro
do Diário do Grande ABC
01/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O coro das pessoas que participaram ontem de caminhada para pedir paz e justiça no Jardim Hollywood, em São Bernardo, devido ao assassinato de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, era pela redução da maioridade penal. Entretanto, o pai da dentista, o aposentado Viriato Gomes de Souza, 70 anos, disse ser contrário à medida, defendida publicamente até pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para combater o aumento dos índices criminais no Estado.

"Não seria a solução. A gente precisa mudar o homem, não as leis. Precisamos sim investir em soluções futuras e construir mais escolas que presídios", destacou Viriato.

A declaração foi dada no mesmo dia em que o menor de 17 anos, apontado pela polícia como o responsável por queimar viva a sua filha, apareceu em vídeo divulgado pela televisão dizendo que o autor seria um dos outros três detidos no caso, todos maiores de idade.

Além disso, o aposentado tornou pública a ameaça de morte que recebeu por telefone na segunda-feira. Segundo relato no 2º DP (Rudge Ramos) da cidade, onde o caso foi investigado, um homem que se identificou como traficante ligou e disse "que a queimadinha não seria a única a pagar pela boca", uma alusão ao depoimento dos acusados, que justificaram o ato pelo fato "dela gritar demais."

"A vida está difícil. Estamos aqui, mas sem saber o que será de nós. Sigo dando o meu exemplo de Justiça e honestidade para colaborar com o crescimento da humanidade. Só peço paz para poder cuidar da minha filha que restou e da minha mulher", disse Viriato.

Pelo menos outras seis ligações foram feitas para a casa da família de Cinthya, mas em todas o telefone ficou mudo. A polícia tem conhecimento e promete iniciar as investigações.

"Aos 70 anos, nunca pensei que passaria por uma situação dessas. Espero agora que o judiciário cumpra o seu papel. O desfecho está mãos mãos deles, e que haja imparcialidade. Há uma chance de darmos um exemplo, um julgamento ímpar, com todo o rigor da lei", afirmou o aposentado, emocionado com o apoio que recebeu dos vizinhos.

Missa de Cinthya Magaly será celebrada amanhã

A missa de sétimo dia de Cinthya Magaly Moutinho de Souza acontecerá amanhã, às 19h30, na Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, próxima ao consultório onde aconteceu o crime. O anúncio foi feito por vizinhos da dentista, que organizaram na tarde de ontem a caminhada pelas ruas do Jardim Hollywood pedindo Justiça.

Cerca de 250 pessoas participaram do ato, que começou por volta das 17h50. Após andarem pela Avenida Caminho do Mar, chegaram ao km 17 da pista local sentido Capital da Via Anchieta, onde fizeram uma roda, cantaram o Hino Nacional e rezaram em homenagem a Cinthya.

Segundo a Ecovias, concessionária responsável pela pista, foram registrados 11 quilômetros de congestionamento até o local interditado pela Polícia Militar para a manifestação pacífica, que contou apenas com representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) como autoridades presentes.

Os vizinhos levaram cartazes e faixas pedindo justiça. Outra manifestação está marcada para acontecer no bairro na manhã de sábado. Desta vez, a caminhada deverá seguir até o Paço Municipal.

A família da dentista acompanhou o protesto a distância. Solidários, os vizinhos criaram rede de arrecadação de dinheiro para auxiliar nas dificuldades financeiras. Uma ONG (Organização Não Governamental) deverá ser criada para homenagear Cinthya e propagar mensagens de combate à violência.

"O povo está muito sentido com o ocorrido. As ideias vêm deles", disse o pai da dentista, Viriato Gomes de Souza. A porta do consultório virou um centro de luta contra a violência no qual as pessoas deixam flores e mensagens de paz e esperança à família.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;