Economia Titulo Alemanha
Austeridade perde força e isola Merkel
28/04/2013 | 10:30
Compartilhar notícia


Depois de três anos de hegemonia no discurso a favor das políticas de austeridade na Europa, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, está cada vez mais isolada. A cinco meses das eleições parlamentares que definirão se ela permanece ou não à frente da chancelaria em Berlim, cada vez mais líderes políticos se afastam do discurso pró-rigor. Das cinco maiores potências da zona do euro, quatro adotaram posições desenvolvimentistas: França, Itália, Espanha e Holanda.

 

Os sinais de que a paciência com a política de austeridade acabou na Europa vieram em massa ao longo da semana passada, quando o bloco viveu uma enxurrada de más notícias. Na Espanha e na Grécia, o desemprego ultrapassou os 27%, o nível mais elevado entre todos os países industrializados do planeta. Na França e em Portugal, o número de trabalhadores fora do mercado também é recorde, contribuindo para um cenário desolador: 19 milhões de desempregados na zona do euro - ou 12% da população ativa -, um total de 5,6 milhões a mais em comparação a 2007. Ao mesmo tempo, o poder aquisitivo das famílias despenca nos países periféricos, com perdas de 20% na Irlanda e na Grécia.

 

O dado que provoca mais críticas, entretanto, é o fato de que mesmo com todo o esforço de rigor econômico, o déficit fiscal ainda é superior a 3% em nove dos 17 países da zona do euro - e na maioria as dívidas públicas continuam subindo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;