Economia Titulo Imposto

Brasileiros pagaram R$ 26,9
bilhões em IPVA em 2012

Com mais proprietários pagando IPVA, cofres públicos
estaduais engordaram, recebendo R$ 1,79 bilhão a mais

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
16/02/2013 | 07:30
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O benefício do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido, que chegou a zero no caso dos carros com motor 1.0 de maio a dezembro, somado ao aumento do poder de compra do brasileiro, fez com que a venda de automóveis novos batesse recorde em 2012, com 3,8 milhões de veículos, conforme dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Além disso, o preço dos seminovos e usados foi achatado, favorecendo também sua aquisição. Resultado: a frota nacional foi engrossada em 9,1 milhões de veículos de 2011 para cá, totalizando 75,6 milhões de unidades em circulação.

Com mais proprietários pagando o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), os cofres públicos estaduais também engordaram, recebendo R$ 1,79 bilhão a mais com a arrecadação do tributo ante 2011, somando R$ 26,9 bilhões.

As informações foram levantadas pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), com base em dados do site do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2011, que teve população projetada.

DGABC

Segundo o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, embora toda arrecadação de tributos tenha sua destinação nos orçamentos (o bolo recebido pelos Estados é distribuído aos municípios e cada um decide o uso), se houvesse boa aplicação dos recursos não haveria a necessidade de pagar pedágio para transitar pelas estradas, por exemplo. Fosse pelo acordo com as concessionárias para repassar dinheiro do pedágio ou pela melhoria dos trechos ao menos nos entornos das cidades. "Poderia ser assim: quem pagou o IPVA recebe um selo e, ao passar pelos pedágios, fica isento do pagamento."

O Estado de São Paulo segue liderando o posto de maior frota do País, com 23,1 milhões de veículos (2,4 milhões a mais que em 2011) e, consequentemente, de maior arrecadação, com R$ 11,3 milhões (superior em R$ 400 mil). Ele é também o mais populoso. Já o Paraná, embora tenha a sexta maior população, possui a terceira maior frota e arrecadou R$ 1,7 milhão. Isso se justifica pelas diferentes alíquotas, que variam em cada Estado. Em São Paulo são 4% do valor do veículo e, no Paraná, 2,5%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;