Economia Titulo Carreira pública
Está aberta temporada
de concursos públicos

Estado oferece 2.512 oportunidades, com inscrições que se
encerram entre este mês e março; salário chega a R$ 8.500

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
21/01/2013 | 07:27
Compartilhar notícia


Estabilidade, benefícios e plano de cargos e salários. Esses são os principais atrativos que a carreira pública oferece ao trabalhador. É também por esses motivos que a cada ano cresce o número de adeptos para prestar concurso. Quem sonha com a carreira pública deve aproveitar as 2.512 oportunidades que estão abertas apenas no Estado de São Paulo, com inscrições que se encerram entre este mês e março.

Além de abranger diversas profissões e níveis escolares, os salários são motivadores: chegam a R$ 8.500 - caso de vagas oferecidas pela Prefeitura de Paulínia, no interior paulista.

Dentre os concursos, alguns postos oferecidos contemplam as cidades de São Bernardo e Diadema, como as seleções para Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

E não para por aí. Quem tem a possibilidade de mudar do Estado, encontra uma infinidade de oportunidades. Além disso, muitos órgãos federais, por exemplo, irão divulgar seus editais ao longo do ano, como Correios, Exército, Marinha, Advocacia Geral da União, ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e Ministério da Saúde.

A notícia ruim, em meio a tantos pontos positivos, é que não é nada fácil ‘abocanhar' uma vaga pública. São necessárias horas e horas de estudo e muita dedicação. "O tempo de preparo varia muito entre uma pessoa e outra mas, em média, o interessado em prestar concurso estuda cerca de um ano para obter sucesso e passar na seleção", explica o professor da Central de Concursos, com unidade em Santo André, João Nazareno Pedroso de Oliveira.

De acordo com ele, a dica básica para quem deseja disputar o emprego público é focar nas seleções que contemplem a área desejada (ver em quais concursos há oportunidades para a sua profissão) e estudar o principal: o edital. "É como se fosse o mapa do tesouro. No edital há todas as informações, requisitos, prazo de inscrição, salários, número de vagas e locais de atuação. É sempre bom ler tudo para, depois de aprovado, não ter surpresas indesejadas", aconselha.

Há dez anos atuando neste segmento, Oliveira conta que, geralmente, a pessoa que presta concurso e passa, não fica estacionada no mesmo cargo ou emprego. "Normalmente as pessoas seguem prestando outras seleções para alavancar a carreira e conquistar, é claro, salários ainda melhores."

Por fim, o interessado deve encarar o concurso como um projeto de vida. "Isso inclui o apoio familiar, já que até conquistar uma vaga, a pessoa terá que abrir mão de muitas coisas, como o lazer, para se dedicar aos estudos", diz o especialista.

 

Férias dão chance de conseguir emprego

Pode até parecer mentira, mas o que muitos não sabem é que existe a possibilidade de conquistar um emprego em período de férias. A previsão é que sejam contratados 28 mil trabalhadores temporários nos setores de lazer, entretenimento, indústria e comércio, 12% a mais do que no mesmo período de 2012. É o que afirma a presidente da Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário) e diretora de comunicação do Sindeprestem (Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo), Jismália de Oliveira Alves.

A região Sudeste concentra maior volume de oportunidades (14.610 contratações), sendo que, em São Paulo, a previsão é de que estejam abertas 8.240 vagas temporárias.

Ainda de acordo com o levantamento, dos trabalhadores temporários contratados nestas férias, 2.000 (8%) têm chances de serem efetivados e 6.000 (25%) devem ser jovens que conquistaram seu primeiro emprego.

A maioria das vagas (24 mil) deve ser disponibilizada em parques temáticos, parques aquáticos e de diversão, clubes, hotéis, pousadas, acampamentos, bares e restaurantes e agências de turismo. Entre as principais funções estão atendimento, monitoria, recreação, operação de brinquedos, garçons, serviços de quarto, serviços de cozinha e salva vidas.

Para conquistar um posto nestas áreas, o candidato precisa demonstrar responsabilidade e simpatia. No quesito escolaridade, o leque é amplo. Para algumas vagas não há exigência, outras, porém, pedem curso universitário e até fluência em inglês ou espanhol. Entre os estudantes, há opções para quem cursa o último ano de psicologia, propaganda e publicidade, educação física, pedagogia, turismo, hotelaria e administração.

Outras 4.000 oportunidades poderão ser encontradas nas empresas de comercialização de produtos para lazer, marketing promocional e eventos. Hipermercados, supermercados e redes de fast-foods também contratam temporários devido à demanda. As principais funções são para atuar na linha de produção, como degustador e promotor. Para ter chance, é preciso ter o segundo grau completo e, em alguns casos, experiência na área.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;