Economia Titulo Seu bolso
Carro com selo do Inmetro
pode poupar até R$ 8.116

Neste ano, assim como os eletrodomésticos, 327 modelos
exibirão a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
17/01/2013 | 07:02
Compartilhar notícia


Assim como os eletrodomésticos, alguns modelos de veículos já exibem um selo que os classifica como mais ou menos econômicos. Desde 2008, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) coordena o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Automóveis considerados mais eficientes, que percorrem, por exemplo, nove quilômetros com um litro de combustível na cidade, vão gerar economia aos proprietários de até R$ 8.116 em cinco anos.

A iniciativa, na sua quinta edição, é de adesão voluntária por parte das montadoras e consiste em classificar os modelos quanto à eficiência energética na sua categoria e traz outras informações, como a autonomia em quilômetro por litro de combustível na cidade e na estrada, e a emissão de CO2, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Neste ano, 327 modelos de carros vão exibir o selo em seus vidros, chamado de Ence (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia).

A exemplo do que já ocorre para refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado, fogões e fornos a gás, televisores, lâmpadas e outros produtos, os veículos recebem etiqueta com faixas coloridas de ‘A' (mais eficiente) até ‘E' (menos eficiente). "Com a adesão de 25 fabricantes, 70% do volume de vendas no mercado nacional sairá da fábrica em 2013 etiquetado. O objetivo é estimular que o consumidor procure a etiqueta para comparar veículos de uma mesma categoria, auxiliando-o a tomar uma decisão de compra consciente", alertou Alfredo Lobo, diretor da Qualidade.

Segundo ele, houve uma melhora de 5% na média dos consumos dos veículos A subcompactos (menores no tamanho) em relação ao ciclo 2012 e de 1% dos veículos ‘A' compactos (um pouco maiores), ou seja, o maior volume de vendas no mercado nacional, reduzindo em média 4,2% a emissão de CO2 para atmosfera nestas duas categorias.

Para o diretor da ADK Consultoria Automotiva, Paulo Roberto Garbossa, o consumidor terá que ‘criar' o hábito de olhar para a etiqueta, assim como já está acostumado quando adquire um eletrodoméstico. "Ainda hoje, 75% das compras de veículos são motivadas pelo lado emocional. Para a pessoa se atentar ao selo e optar pelo carro mais econômico é uma questão de tempo."

A tabela do quinto ciclo do programa, contemplando todos os modelos e a suas classificações, já está disponível na página do Inmetro (www.inmetro.gov.br/pbe), acessando o link ‘Tabelas de Eficiência'.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;