Setecidades Titulo Objetivos
Você tem um
sonho? Organize-se

Início de ano é uma boa época para traçar metas; técnicas
estimulam organização para ajudar no alcance dos objetivos

Andressa Dantas
Especial para o Diário
13/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O início de ano é sempre boa época para pensar em conquistas, traçar metas e ir em busca da realização de sonhos, sejam recentes ou antigos. Quem nunca fez promessas no Réveillon? O problema é quando os planos não saem do papel, e, no lugar de conquistas, passamos a acumular frustrações.

Especialistas fazem coro e dizem que a organização de ideias é a principal chave do progresso, seja pessoal ou profissional.

Segundo eles, técnicas de coaching (treinamento, em inglês) e programação neurolinguística são eficazes para quem precisa de estímulos para superar o discurso e, finalmente, agir.

Para começar a colocar o plano de mudanças em ação é importante ter uma meta bem definida, como, por exemplo, a aquisição de bem material.

Não basta querer comprar casa ou carro. É importante traçar objetivos preliminares com prazos para realização, uma espécie de passo a passo para o alcance do sonho.

"O processo de coaching é um potencializador para as conquistas. Por meio do mapeamento das áreas da vida, é possível realizar metas minimizando os possíveis obstáculos", explica a especialista Gisa Azeredo, da Humanity Treinamentos.

Disciplina é um dos pontos chave desse processo. Para comprar um bem é preciso guardar dinheiro. Para ser promovido, é ideal fazer cursos de especialização e demonstrar interesse.

De acordo com o coach Emerson Vamondes, na maioria das vezes, as pessoas não alcançam as metas porque focam demais em apenas uma área. "O segredo é cuidar da vida como um todo. Não deixar que um objetivo específico ofusque o pensamento e acabe deixando os outros aspectos da vida de lado."

MÉTODO
Os especialistas utilizam uma espécie de roda da vida para orientar as pessoas que querem realizar sonhos. Trata-se de um círculo dividido em áreas como saúde, amor, família, carreira, finanças, lazer e amigos. É preciso que o interessado faça sua análise e atribua nota de satisfação para cada área.

Nessa avaliação, é possível identificar quais são os pontos que necessitam de atenção principal para fazer a roda girar, e assim, começar a transformar em realidade o que ainda está distante.

SATISFAÇÃO
Pessoas que aprenderam a se organizar dizem que, durante o processo, perceberam que são as únicas responsáveis pela realização de suas metas.

"Não sabia o que queria para o futuro. Estava infeliz com minha posição no trabalho. Percebi que deveria dar mais atenção para o lado profissional. Em seis meses recebi uma promoção e comecei a desenvolver outras áreas que fizeram minha vida andar de forma mais equilibrada", conta a analista financeira Isabel Prata, 24.

Em alguns casos, é necessário fortalecer competências pessoais antes da realização da meta. "Sempre quis abrir a minha escola, mas não sabia como fazer. Após algumas sessões, descobri que, antes de realizar meu sonho, era preciso amadurecer", revela a pedagoga Roberta Magalhães, 22.

Segundo Vamondes, para obter sucesso, o interessado tem de se cobrar diariamente. "O importante é saber que cada um é responsável pelo resultado alcançado."


Especialistas acreditam na mudança comportamental

Especialistas da área da Saúde acreditam que o desejo de mudança é o principal fator responsável para a conquista de objetivos.

Para o médico Ademir Lopes Júnior, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, a modificação na forma de pensar, utilizada tanto na medicina comportamental quanto no método de coaching, é uma estratégia fundamental para melhorar o comportamento humano.

"As técnicas de neurolinguística são capazes de programar por meio da linguagem o comportamento e a biologia cerebral, dando novos significados a antigos hábitos, o que proporciona resultados positivos. A medicina comportamental procura entender o ambiente do paciente para que seja possível mudar seus hábitos e alcançar modificações significativas. Para a saúde, um exemplo seria parar de fumar", explica Lopes.

Na psicologia, profissionais também acreditam que o coaching é capaz de aumentar a eficácia de um tratamento, por meio da utilização de técnicas para melhor conhecimento da pessoa interessada.

"Sempre utilizo nas minhas sessões ferramentas do coaching para entender exatamente meus pacientes e os motivos que os fizeram me procurar. Eu não aplico as técnicas em si, mas as utilizo de forma complementar. São mecanismos poderosos quando sabemos usá-los de forma adequada", avalia a psicóloga clínica Mirian Pereira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;