Diarinho Titulo Brincadeira de criança
Diversão à moda antiga

Hoje não é preciso sair de casa para jogar videogame, mas
nem na época dos seus pais a mania era jogos de fliperama

Caroline Ropero
Diário do Grande ABC
06/01/2013 | 07:01
Compartilhar notícia


Hoje não é preciso sair de casa para encontrar os amigos e jogar videogame. Mas nem sempre foi assim. Décadas atrás, a turma se reunia em estabelecimentos para se divertir com o fliperama (conhecido também como arcade), máquina que funciona com fichas ou cartão. Apesar de não ser tão popular agora, era mania na época dos seus pais.

O primeiro, chamado Computer Space, foi criado em 1971. No ano seguinte, chegou às lojas o Odyssey, primeiro videogame para conectar na TV. No entanto, os jogos de arcade daquela época eram mais elaborados, cheios de detalhes e com maior qualidade do que os do console. Por isso, mesmo quem tivesse o aparelho preferia encontrar os amigos nas casas de fliperama.

Thales Calabrez Júnior, 12 anos, de Santo André, já experimentou esse tipo de jogo na festa de aniversário de um amigo, mas prefere o seu PlayStation 3. "O Street Fighter é legal no fliperama, mas o futebol e outros nem tanto. O gráfico (imagens) do meu videogame é melhor."

Antigamente, o visual dos personagens dos consoles era muito simples. Pareciam a junção de vários pontinhos coloridos, conhecidos como pixels (menor ponto de uma imagem digital; milhares deles formam a imagem inteira).

No fim dos anos 1990, a qualidade dos games melhorou. Ganharam mais detalhes e histórias elaboradas. Antes, era necessário um grupo bem pequeno para produzi-los. Atualmente, são feitos por equipes grandes, algumas com 200 pessoas.

Dá para notar a diferença entre os jogos do passado e do presente na animação Detona Ralph, que acaba de chegar aos cinemas. O longa conta a história do vilão Ralph e de seus amigos, que vivem em fliperamas. É oportunidade de convidar os pais para um passeio e aprender sobre os games clássicos.

Saiba Mais

Space Invaders (1980) foi um dos jogos de fliperama mais vendidos. O objetivo do game é destruir naves com tiros de canhão.

Donkey Kong (1981) foi o primeiro jogo do Mario antes de tornar-se Mario Bros.. Seu nome era JumpMan e ele tinha de derrotar o enorme gorila.

Rayman (1995) é o jogo francês mais vendido no mundo, com 11 milhões de cópias. Lançado para Sega Saturn, hoje tem versões para vários games.

Street Figther (1987) vendeu mais de 25 milhões de cópias para consoles e 500 mil unidades de arcades. Acredita-se que o lucro foi de R$ 2,5 bilhões.

Pac-Man (1979) foi produzido por oito pessoas em 15 meses. Estima-se que tenha sido jogado mais de 10 bilhões de vezes em 20 anos.

O Super Nintendo e o Playstation 2 são os consoles mais vendidos da história; apresentam variedade de jogos para todos os públicos.

Consultoria de Marcus Garrett, autor de livros sobre games, de Flávio Croffi, jornalista especializado em games, e dos livros Guinness World Records Games 2008 e 2009.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;