Política Titulo Convite
Filippi vai comandar Pasta
da Saúde em São Paulo

Escolha surpreende porque ex-prefeito de Diadema não é
médico; ele foi tesoureiro das campanhas de Lula e Dilma

Evaldo Novelini
Com AE
14/11/2012 | 09:12
Compartilhar notícia


O deputado federal José de Filippi Júnior (PT-Diadema) foi escolhido ontem pelo prefeito eleito Fernando Haddad (PT) para ser o secretário de Saúde da Capital na gestão que se inicia em 1º de janeiro. A nomeação dá mais peso político ao petista, que em outubro viu naufragar a campanha de seu afilhado político, Mário Reali (PT), à reeleição ao Paço diademense.

Filippi tem força junto à cúpula petista. Ele foi tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff à Presidência, em 2010, e do comitê da reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Prefeito de Diadema por três vezes, o futuro secretário é o mais cotado para recuperar o Paço para o PT na eleição de 2016.

A escolha de Filippi, engenheiro civil por formação, não surpreendeu os analistas, já que o atual deputado coordenou o programa de governo de Haddad. No entanto, não se esperava que o deputado federal fosse ser nomeado para a Saúde.

O prefeito eleito da Capital, de acordo com o que se comenta nos bastidores, teria optado pelo ex-prefeito de Diadema por entender que as mazelas do setor em São Paulo devem-se às falhas de gestão. Foi por isso que chamou ao posto alguém com perfil de administrador.

O principal desafio de Filippi deve ser reduzir as filas de espera para cirurgias, promessa de campanha de Haddad. Em recente reunião com Dilma, o prefeito eleito afirmou que buscará parcerias com o Ministério da Saúde para inaugurar Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas.

Formado pela Universidade de São Paulo (USP) e com pós-graduação na Universidade de Harvard, Filippi foi prefeito de Diadema de 1993 a 1996; de 2000 a 2004 e de 2005 a 2008. Em um de seus mandatos, chegou a acumular o cargo de prefeito com a Secretaria de Saúde por alguns meses.

Com a convocação feita por Fernando Haddad, o Grande ABC perde representatividade no Congresso Nacional. Com a saída de Filippi, a região ficará com três deputados federais: Vanderlei Siraque (PT-Santo André), Vicentinho (PT-São Bernardo) e William Dib (PSDB-São Bernardo).

OUTROS NOMES - O plano de Haddad é pôr deputados federais no secretariado para dar peso político à equipe. O prefeito eleito também convidou o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto, para assumir a Secretaria dos Transportes. O vereador Netinho de Paula (PC do B) é cotado para dirigir a nova Secretaria da Igualdade Racial. O PP do deputado Paulo Maluf, por sua vez, pretende indicar o nome à Secretaria da Habitação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;