Esportes Titulo Série C
Matemática põe Santo André
com 45,9% de risco de queda

Números apontam Madureira e Tupi em piores condições; para
Sérgio do Prado, é cedo para se preocupar com estatísticas

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
20/09/2012 | 07:07
Compartilhar notícia


Todo fim de temporada a história se repete. Os campeonatos começam a se encaminhar para as partes decisivas e os matemáticos entram em campo para apresentar probabilidades de os times se classificarem à próxima fase, conquistarem o acesso ou serem rebaixados às camadas inferiores. E para preocupação da torcida andreense, os cálculos apontam o Santo André com 45,9% de chances de cair para a Série D.

Segundo o site Chance de Gol, do estatístico Marcelo Leme de Arruda, quem vive pior situação no Grupo B é o Tupi, com 85,3% de possibilidade de queda à Quarta Divisão. O Madureira, mesmo estando à frente do Ramalhão na classificação, aparece com 47,6%. Tal diferença a favor da equipe da região dá-se em razão do confronto direto entre os times, sábado, no Bruno Daniel, onde o Santo André teoricamente leva vantagem.

Na visão do diretor de futebol Sérgio do Prado ainda é cedo para se preocupar com números. Segundo ele, o time ainda não faz sequer contas de quantos pontos são necessários para escapar da degola ou alcançar a classificação. "Está tudo em aberto e equilibrado. Ainda há muitos pontos em disputa. Vamos deixar mais para o final para fazer contas", destacou o dirigente.

Nos cálculos do Chance de Gol, hoje um time necessita somar 26 pontos para não ter risco nenhum de cair. Por outro lado, quem alcançar 32 tem classificação garantida. A cada rodada os números mudam e comprovam: não há matemática exata no futebol.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;