Turismo Titulo Expoflora
Holambra se inspira no amor
Eliane de Souza
Enviada a Holambra
06/09/2012 | 07:57
Compartilhar notícia
Divulgação


A Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, elegeu o amor como tema para este ano. O evento vai até o dia 23, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, a 140 quilômetros da Capital. Cerca de 300 mil visitantes devem prestigiar a mostra.

Holambra é a maior produtora de flores e plantas ornamentais do País e responde por quase 40% de todo o cultivo e comercialização no Brasil. Além de ótima opção de passeio para quem dispõe de apenas um dia, a exposição serve de vitrine para as novidades do setor, pois permite que as novas variedades de flores e plantas ornamentais sejam testadas quanto ao gosto do público antes que os produtores invistam no cultivo em larga escala para o abastecimento do mercado.

Entre as novidades, destaque para a planta ovo, o lírio dobrado sem pólen, o ranunculus, o agapanthus, a princettia e os hibiscos. Também serão apresentadas novas orquídeas, como a lila mystique, a coleção phalaenopsis exóticas e a supermini, cujas flores não têm mais de três centímetros.

O grande destaque da exposição é a açucena (do gênero botânico amaryllis), originária da América do Sul, mas muito conhecida e apreciada na Europa, tanto que 95% da produção é exportada. Ela é a grande tendência do paisagismo nesta temporada. Comparada à tulipa por ser uma flor proveniente do bulbo, desabrochar na primavera e impressionar com suas cores fortes e vibrantes, ela tem um rápido crescimento e floração de até um mês. Depois desse período, o bulbo entra em dormência para florescer novamente na primavera.

Quem não se contentar apenas em admirar, pode adquirir as espécies no Shopping das Flores, área de 3.300 metros quadrados localizada logo na entrada da Expoflora.

Como tudo na mostra deste ano será voltado ao amor, a organização decidiu criar ações interativas para que os visitantes possam expressar seus sentimentos. Floristas, por exemplo, circularão oferecendo Torpedos de Flores. A pessoa escolhe a espécie que quer mandar para alguém que esteja no recinto, preenche o cartão e a florista encarrega-se de entregar ao destinatário.

Remetente e destinatário podem se encontrar - quem sabe? - durante a Parada das Flores, às 16h, em um animado desfile até o local da Chuva de Pétalas. Diz a lenda que quem pegar uma pétala terá seus desejos realizados. Outra atração é a apresentação de danças típicas, com 300 jovens em trajes coloridos e tamancos de madeira, a partir das 14h30, nos quatro palcos.

 

Áreas verdes dentro de casa

Das atrações fixas, outro destaque é a 8ª mostra de paisagismo Minha Casa, Meu Jardim, que traz neste ano a proposta de apresentar jardins não apenas como espaços de mera contemplação, mas como lugares vivos, que exigem cuidados e muita atenção. São 20 ambientes criados por cerca de 40 arquitetos, paisagistas, biólogos, engenheiros agrônomos, designers florais, artistas plásticos e laguistas

O objetivo é também apresentar produtos e serviços disponíveis no mercado brasileiro para a prática da jardinagem, destacando a importância de se contratar um bom profissional para a elaboração dos projetos.

"A proposta é que o jardim deixe de ser um quadro apenas admirado para tornar-se um ambiente de interação entre as pessoas e a natureza. Quando bem cuidado, o jardim retribui com flores, lindas plantas e saborosos frutos, tornando-se uma área de estar para relaxar, estudar, pintar, ouvir música ou, simplesmente, curtir a natureza", destaca Ana Rita Gimenes, organizadora da mostra.

A tendência entre os espaços verdes é a multiutilização da área para incentivar o convívio familiar e o contato com a natureza. A maioria dos ambientes aposta em harmonização de plantas ornamentais com árvores frutíferas e hortas urbanas.

O espaço Sonho de Menina, por exemplo, incentiva a prática da jardinagem de forma lúdica, com casa de bonecas gigante em meio a um canteiro de rosas. Outro destaque do jardim da paisagista Cintia Rua e da arquiteta Natalia Salcedo é o canteiro vertical, com mudas plantadas em galochas.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;