Setecidades Titulo Ambiente
Vila terá Estação de Tratamento de Água

Cetesb autoriza instalação de unidade em Paranapiacaba que irá beneficiar 1.250 pessoas

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
29/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) recebeu autorização da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para construção de ETA (Estação de Tratamento de Água) em Paranapiacaba. A expectativa é melhorar a capacidade de produção e distribuição do recurso natural na vila, beneficiando cerca de 1.250 pessoas.

Além da estação de tratamento, com capacidade de 60 m³ por hora, serão instaladas 490 metros de adutoras de água, além de reservatórios para armazenar o conteúdo disponível para abastecimento, em área de 1.711 m² próxima ao cemitério. Após início das obras, previstas para começar até o fim deste ano, a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em 12 meses.

De acordo com o Semasa, o processo de licitação para execução dos serviços está em andamento e o edital será publicado em breve. A obra terá investimento de R$ 1,8 milhão, recurso financiado pela Caixa Econômica Federal, por meio do programa Saneamento para Todos.

O Tanque do Gustavo, represa existente na vila, será mantida no projeto. O equipamento tem vazão média de 896 m³ por dia e capacidade de armazenamento de 180 litros por segundo.

As melhorias visam atender população de 4.877 habitantes, em projeção feita para o espaço em 2025, sem que haja colapso no abastecimento. Quando pronta, a ETA deverá ter quatro funcionários, sendo um encarregado de produção, dois operadores de estação de tratamento e um ajudante.

A Cetesb informou que após implantação da estação de tratamento de água, o Semasa deverá obter a licença de operação antes de iniciar as atividades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;