Política Titulo Críticas
Turco desdenha de políticos
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
20/08/2012 | 09:27
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O candidato à Prefeitura de São Caetano Fernando Turco (Psol) disse que o povo não precisa de políticos se souber planejar movimentos e agir em benefício próprio. "Dá para a sociedade perceber que, se ela se organizar, até dispensa a oportunidade de ter político no meio", enfatizou o prefeiturável.

A crítica foi baseada na ação do grupo Salve Barroca, que luta pela construção de parque linear em antigo terreno abandonado. O local, que faz divisa com Santo André e pertence à Petrobras, era cheio de mato alto e sujeira antes de os ativistas iniciarem o projeto."Como é área de divisa, o poder público não se interessa em ajudar em nada", reclamou.

Para o pleiteante ao Palácio da Cerâmica, os participantes do grupo são como protetores daquela área. "A iniciativa é dos próprios moradores, que, antes de realizar as intervenções, consultam especialistas para fazer bom trabalho sem nenhum prejuízo", afirmou, referindo-se às árvores que são plantadas no terreno. Foram escolhidas espécies que não vão causar danos aos dutos que estão enterrados.

Na opinião do socialista, este é o melhor caminho para que o povo consiga ajudar a cidade. "A gente (do Psol) acha que todas as outras questões se resolvem assim também." No entanto, considera incipientes os movimentos sociais de São Caetano. "Mas dá para melhorar quando a população perceber que pode conquistar as coisas mesmo que o poder público ignore, não ajude e não participe", teorizou.

Para conhecer melhor o projeto e seus participantes, o socialista foi ontem de manhã até a Rua Domingos Graciute Neto, no bairro Santa Maria, onde ficam a sede do grupo e o terreno cuidado. Estava também o candidato a vereador Thiago Cavallini (Psol). "Onde tiver movimento social a gente vai estar ajudando", disse o prefeiturável.

"Mas também não queremos interferir ou ofuscar o movimento, todo o trabalho e mérito é deles", afirmou, criticando políticos que, segundo Turco, usam a boa ação de grupos sociais para promover a própria campanha eleitoral.

Após visitar o Salve Barroca, o candidato caminhou pela feira no bairro Olímpico e ouviu reclamações sobre a administração atual. "Todos acham que o mesmo poder está há tempo demais na cidade."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;