Esportes Titulo Ginástica
Zanetti recebe mais duas
honrarias em São Caetano

O atleta e o seu treinador receberam da Federação Paulista
de Ginástica um pingente que tem como símbolo as argolas

Rafael Zamo
Especial para o Diário
19/08/2012 | 07:22
Compartilhar notícia


Longe de ter esquecido o feito de conquistar a medalha de ouro na Olimpíada de Londres, o ginasta Arthur Zanetti recebeu mais duas homenagens ontem, no Cise da Terceira Idade João Castaldelli, em São Caetano.

Desta vez, as honrarias vieram da Federação Paulista de Ginástica. Tanto o atleta quanto seu treinador, Marcos Goto, receberam das mãos da presidente da entidade, Clarice Morales, um pingente que tem como símbolo as argolas, modalidade que levou o atleta de São Caetano ao lugar mais alto do pódio nos Jogos londrinos. Antes, após a disputa de etapa do Campeonato Paulista, no Agith, já havia recebido medalha comemorativa.

"Me sinto bastante honrado em receber esta homenagem. Isso mostra que nosso trabalho está sendo reconhecido. Não só o meu, mas o de todos os profissionais envolvidos nesta conquista", agradeceu Zanetti após o segundo presente.

Em meio a flashes e pedidos de autógrafos, o ginasta ainda tenta se acostumar com a nova rotina de celebridade. "A mídia aumentou e isto é bastante interessante, pois serve para divulgar nosso esporte", contornou.

Habituar-se à grande quantidade de entrevistas e à presença em programas de televisão ainda perturbam o jeito humilde de Zanetti. "Sou tranquilo e mais reservado, nem gosto muito de aparecer para não expor minha vida particular", explicou.

Sem se esquecer de todos aqueles que o acompanham durante toda a carreira, o atleta chegou a se emocionar ao citar a participação deles. "Sempre faço questão de ressaltar a importância de minha família e dos profissionais que trabalham em prol desse esporte."

Zanetti também lembrou de momentos difíceis na carreira. Em alguns deles, chegou a pensar em desistir do esporte. Porém, quando quis parar, foi para casa mas não conseguiu ficar sem treinar. Para ele, ter assistência psicológica neste momento é importante para manter o atleta focado no esporte. "É uma escolha que você faz. Esse trabalho mental é feito voltado sempre para a ginástica, para que o atleta se mantenha mais concentrado no exercício e no trabalho", disse.

O ginasta ainda foi convidado pela organização a entregar as medalhas aos vencedores das modalidades do Campeonato Paulista. Na competição, o SERC/São Caetano foi o grande campeão por equipes. O Mesc/São Bernardo, que também participou do evento, terminou a etapa na quarta colocação.

‘Foco deve ser na ginástica e não só em mim', diz atleta

Se a procura por Arthur Zanetti por parte da mídia aumentou, o interesse de empresas para investir na ginástica também está melhorando. Para o ginasta, este aumento é extremamente significativo para o esporte. "A procura de parceiros está crescendo e isto é ótimo para nós, atletas. Já estamos em contato com algumas empresas que querem investir", disse.

Porém, Arthur ressalta que esses "possíveis" investimentos futuros devem ter foco na modalidade. "O que espero é que esses investimentos não venham apenas em mim, mas sim em toda a ginástica", apontou.

FUTURO

Fazendo projeção para as próximas competições, Zanetti se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística e Rítmica, que acontece na cidade de Goiânia entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, e os Jogos Abertos do Interior, em novembro.

Sobre os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, o ginasta destacou que será difícil haver novo atleta surgindo até lá. Indicou os nomes de Sérgio Sasaki, Péricles Silva e Francisco Barreto, como grandes ginastas brasileiros atualmente.

"Para esta competição, acredito que os nomes serão os mesmos que competem atualmente. Dificilmente surgirá um novo nome para 2016. Agora, para 2020, esperamos que isto aconteça", finalizou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;