Turismo Titulo Cataratas
Aventuras em
Foz do Iguaçu

Cidade desperta para esportes de aventura impulsionada pelo
anúncio dos X Games; expectativa é incremento de US$ 50 mi

Eliane de Souza
Enviada a Foz do Iguaçu
16/08/2012 | 08:47
Compartilhar notícia


Recentemente eleitas como uma das sete maravilhas naturais do mundo, as Cataratas do Iguaçu também se tornarão um dos cenários do X Games. A competição mundial de esportes radicais contará com quatro provas em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento atrai jovens com espírito de aventura e a expectativa de gerar incremento de US$ 50 milhões em turismo, comércio e exposição na mídia.

O município disputou a oportunidade com 40 cidades ao redor do mundo, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Sydney (Austrália), Moscou (Rússia), Lisboa (Portugal) e Dubai (Emirados Árabes). As competições ocorrem entre os dias 18 e 21 de abril de 2013, e Foz do Iguaçu já se prepara para ser destino de jovens descolados antes, durante e depois do evento.

Além do destino paranaense, Barcelona (Espanha) e Munique (Alemanha) serão as novas cidades que receberão o X Games Global. As três se juntarão às conhecidas Los Angeles e Aspen, nos Estados Unidos, e Tignes, nos Alpes franceses.

O X Games é um evento de esporte anual que foi criado em 1995 com o nome The Extreme Games. Na edição de verão, os esportistas competem por medalhas de ouro, prata e bronze, além de prêmios em dinheiro em quatro grandes modalidades: moto, rally, skate e bike BMX. Os jogos são considerados a Olimpíada dos esportes radicais.

As atividades de ação estão integradas ao estilo de vida de Foz do Iguaçu, especialmente as que oferecem contato com a natureza. E o número de participantes cresce a cada ano.

Além de abrigar as cataratas, declaradas em 1986 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Foz do Iguaçu é considerada centro para pensamento e diálogo sobre o meio ambiente. Tanto que a integração do evento com a natureza e o conceito de sustentabilidade foram apontados como dois grandes pilares para a escolha da cidade como sede do X Games 2013.

As cataratas abrigarão as provas de skate e bicicleta em um half pipe montado no primeiro mirante das quedas d'água. Já a frente do vertedouro da Usina de Itaipu servirá de palco para as competições de rally e motociclismo.

Segundo o secretário de Esportes de Foz do Iguaçu, Márcio Ferreira, a escolha da cidade também foi determinante por conta da rede hoteleira, que oferece cerca de 20 mil leitos por dia entre hotéis, pousadas, albergues, flats e campings. Outros pontos que contribuíram para a escolha foram a localização privilegiada entre a Argentina e o Paraguai e a boa oferta de voos, dos quais 29 são domésticos e dois, internacionais.

Além de cidade-sede dos X-Games entre 2013 e 2015, a cidade já aproveita seu potencial de destino de aventura com a realização de competições de canoagem no canal da piracema da Usina Itaipu Binacional e de atividades com muita adrenalina no Campo de Desafios do Parque Nacional do Iguaçu.

Assim, a cidade, que recebe mais de 1,5 milhão de visitantes por ano vindos de 172 países - em sua maioria casais e famílias -, pode se preparar melhor para abrir suas portas a turistas com espírito aventureiro. Que maravilha!

A jornalista viajou a convite do Iguassu Convention & Visitors Bureau




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;