Setecidades Titulo Mulher
Grande ABC terá 'mamaço' contra tabus
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
03/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


As mães que amamentam e apoiam a divulgação do aleitamento materno poderão participar de evento inédito no Grande ABC. Domingo, às 11h, no Parque Engenheiro Salvador Arena, em São Bernardo, são esperadas pelo menos 40 mulheres para a realização do primeiro mamaço da região.

Um dos objetivos do encontro é o enfrentamento do preconceito, já que muitas pessoas rejeitam o fato de mulheres amamentarem seus bebês em espaços públicos. "Atualmente temos de lidar com as coisas de forma moderna, mas sem perder o que é natural. Somos mães", explica uma das organizadoras, Carla Carpuano, integrante do Grupo MaternaMente, mentor da ideia.

O evento acontece na Semana Mundial do Aleitamento Materno, celebrada entre 1º e 7 de agosto. O encontro deve durar pelo menos uma hora. Por lá, organizadoras vão distribuir material com informações que incentivam o aleitamento materno não só exclusivo (até seis meses) como também até 2 anos ou mais de idade. Quem quiser participar é só levar o filho e amamentar junto às outras mães.

A maternidade ativa é outra bandeira erguida pelo grupo, que defende a liberdade de escolha das mães em relação ao nascimento do bebê ou desde a gestação. Ou seja, sendo parto normal, humanizado ou induzido, a preferência da mãe deve ser considerada. "Tem muito tabu em cima disso. Há retrocessos acontecendo. Precisamos resgatar o poder da mulher enquanto mamífero. O corpo é nosso. Não é decisão do médico", explica.

A polêmica vem de encontro com a interferência de médicos nas decisões das mães sobre onde e como terem seus filhos. Elas avaliam que o debate deve se basear em estudos e dados científicos, e não no achismo. "Não somos hippies. Entendemos os riscos e benefícios de cada tipo de parto. Mas as mulheres precisam, pelo menos, ter essas informações."

No domingo, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, gestantes farão a Marcha pela Humanização do Parto. A manifestação é contra a decisão do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, que proibiu médicos de realizarem partos domiciliares. Em São Parto, a Marcha do Parto em Casa aconteceu dia 17 de junho.

ENCONTROS

O Grupo MaternaMente nasceu há três anos e organiza quinzenalmente encontros para mulheres interessadas no assunto. Há debates focados em questões como os desafios da maternidade e tipos de partos. Quem quiser acompanhar pode comparecer todo último sábado do mês, na Clínica Spacci, Rua das Monções, 1.109, bairro Campestre. O outro encontro é feito todas as quartas-feiras à Rua David de Campista, 180, Vila Guiomar. Informações pelo telefone 9201-5245.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;