Nacional Titulo Contenção
Governo do Brasil estuda política para imigração
26/07/2012 | 11:03
Compartilhar notícia


A governo estuda uma política para conter a imigração indesejada e estimular a vinda de estrangeiros qualificados. Portaria publicada na edição de hoje do Diário Oficial cria um grupo de trabalho para identificar instrumentos para atrair ou desestimular imigrantes em face de sua contribuição para o desenvolvimento do País.

 

"Você tem de estimular e desestimular a entrada de imigrantes, de acordo com os objetivos do crescimento", disse o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Moreira Franco. "Não temos uma política migratória há séculos", completou.

 

O grupo de trabalho começará a trabalhar em agosto, sob a coordenação da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. Em um primeiro momento, cuidará de medir a intensidade da vinda de imigrantes "e suas potencialidades".

 

Dados colhidos em questionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão sendo tabulados na secretaria. A comissão também analisará dados do Ministério do Trabalho, que apontam um número crescente de autorizações para trabalho de imigrantes, e da Polícia Federal.

 

"Fica instituído Grupo de Trabalho com o objetivo de realizar estudos sobre o potencial do fluxo imigratório, sua importância para o desenvolvimento do País e formas de estimulá-lo, a fim de subsidiar a SAE na formulação de propostas que possam aprimorar a política nacional de imigração existente e os projetos em tramitação sobre o tema", cita a portaria.

 

O grupo de trabalho, coordenado pelo subsecretário da SAE Ricardo Paes de Barros, deverá apresentar diretrizes para a política de imigração no prazo de seis meses, determina a portaria assinada pelo ministro. O nome preliminar da política - Brasil de Braços Abertos - passa por reexame.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;