Economia Titulo Revisão
FMI reduz a projeção
de crescimento global

Órgão manteve projeção para expansão da economia mundial
em 3,5% em 2012, e reduziu para 3,9% a previsão para 2013

16/07/2012 | 11:56
Compartilhar notícia


O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo sua perspectiva para a economia mundial e pediu às autoridades monetárias ações fortes para combater os múltiplos riscos ao enfraquecimento da recuperação global.

Na revisão trimestral do Cenário Econômico Global (WEO, na sigla em inglês), o FMI manteve a projeção de crescimento para a expansão da economia mundial em 3,5% em 2012, e reduziu de 4,1% para 3,9% a projeção para 2013, em comparação com a projeção divulgada três meses atrás.

O Fundo alertou que os riscos de uma desaceleração rápida "continuam amplos" devido à ameaça de atraso ou ação insuficiente das autoridades monetárias. No relatório, o FMI advertiu as autoridades monetárias na Europa e EUA dos perigos impostos pelo estado atual da economia. "As pessoas sentem que o mundo se tornou mais sombrio", afirmou o economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard. "A tendência é um pouco pior do que as projeções sugerem. Ainda temos uma recuperação fraca no mundo."

 

As projeções estão baseadas em três grandes hipóteses: os líderes da zona do euro tomarão "atitudes políticas suficientes" para reduzir a crise financeira na região; o governo dos EUA agirá para evitar um aperto nítido na política fiscal no próximo ano; e os esforços dos países emergentes para acelerar o crescimento ganharão impulso.

O FMI espera desaceleração no crescimento este ano em quase todas as principais economias devido aos temores de que uma desaceleração profunda pese globalmente sobre empresas e consumidores, contribuindo para uma retração no comércio. "Eu acredito que provavelmente isso terá um efeito nas decisões em todo o mundo."

Emergentes - O FMI reduziu sua projeção para o crescimento da economia do Brasil este ano para 2,5%. No relatório anterior, divulgado em abril, o FMI previa uma expansão maior de 3,1% no Brasil.

O FMI reduziu também suas projeções de crescimento em 2012 para a China, de 8,2% para 8,0%, e para a Índia, de 6,8% para 6,1%. Segundo o FMI, essas economias emergentes estão desacelerando devido "a forças globais, demanda doméstica mais fraca e maior aversão dos investidores ao risco".

"Todos elas, de formas diversas, viram as exportações ou os investimentos desacelerarem", disse Olivier Blanchard, economista-chefe do FMI. "Minha impressão é que... essas taxas de crescimento serão um pouco menores do que foram" ao longo da década passada. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;