Economia Titulo Comércio
Clima contribuiu para
lotar ruas e shoppings

Consumidores enfrentam frio durante compras para o Dia dos
Namorados; calçadas de comércios da região ficaram lotadas

Pedro Souza
Diário do Grande ABC
10/06/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


O clima da região contribuiu com os lojistas e consumidores namoradeiros ontem durante a tarde. Depois de uma semana com muita chuva e garoa, não caiu uma gota do cé. O único empecilho era o frio. Mas não o suficiente para tirar os casais dos shoppings e calçadas dos comércios nos centros das cidades.

A estudante Adrieli Sabatini Lopes enfrentou a brisa gelada que percorria todo o calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima. Mas ela contava com o abraço do seu namorado, o estudante Tiago Silva, para se proteger do vento. O casal está junto há quatro meses. "O encontrei na balada", brincou a estudante. Ambos buscavam opções para trocarem presentes. E a forma de pagamento seria por meio de crédito. "Com o cartão pesa menos a compra", disse Adrieli.

Tanto o calçadão, em Santo André, quanto as vias do Centro de Mauá estavam com grande movimento de consumidores. O Mauá Plaza Shopping foi o responsável pelo congestionamento nas ruas próximas ao local. Famílias, amigos e casais quase se esbarravam nos corredores do estabelecimento, mas a variedade de produtos em um só local valia a pena, como comentaram os irmãos Erivelton Oliveira de Araújo e Elaine Oliveira de Araújo. Ela ajudava o irmão com um presente para a namorada dele. E estavam em busca de uma peça de vestuário, ainda não definida.

A procura era minuciosa. Araújo conheceu sua amada há seis meses. Tudo começou nos encontros da igreja. "Eu não tinha a intenção. Mas aconteceu. Nos conhecemos e estamos juntos", declarou o rapaz. O objetivo estava traçado. Gastaria até R$ 80 por um mimo à sua amada. "Vou pagar à vista", garantiu. Mas assumiu que sua irmã contribuiria para que a compra fosse bem sucedida.

Estudo divulgado recentemente pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo revelou que 36% dos consumidores na região pretendiam desembolsar entre R$ 51 e R$ 100 com presentes de Dia dos Namorados.

Segundo o levantamento, o gasto médio nas sete cidades atingirá R$ 190,55, por pessoa. A maior fatia dos consumidores, cerca de 34,9% da população com intenção de realizar as compras, tinham a intenção de adquirir itens de vestuário para os parceiros. Perfumes e cosméticos apareciam como segundo opção que mais interessava os enamorados. E 54,2% pretendiam comprar produtos nos shoppings.

SHOPPINGS

Não muito diferente, São Caetano também tinha clima frio e sem chuva. E isso motivou o casal andreense de embaladores Claudinei Fernandes e Aline Bateli a percorrerem os corredores largos do ParkShoppingSãoCaetano. "Viemos para cá porque o shopping é novo", disse Fernandes.

Eles estão juntos há dois anos. Se conheceram no trabalho, pois atuam na mesma empresa. E passavam o sábado no shopping para buscar presentes e ir ao cinema. "É a primeira vez que vamos assistir filme aqui", disse Fernandes, destacando que o frio foi o estímulo para ir ao shopping.

Pelos corredores do local, não só os casais, mas a maioria dos consumidores caminhava com sacolas de compras. O mesmo ocorria no Shopping ABC. Mas para o casal que se conheceu há um ano em um show da Claudia Leite em São Bernardo, o montador José Cavalcante Filho e a aprendiz de Recursos Humanos Fernanda Pardinho e Silva, a sacola teria que ser grande. Eles anteciparam as compras do Dia dos Namorados em uma loja de eletroeletrônicos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;