Política Titulo Ibope
Vanessa Damo lidera
pesquisa em Mauá

Pesquisa do Ibope mostra deputada com 25% das intenções
de voto; Donisete Braga aparece em segundo lugar com 15%

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
03/06/2012 | 07:37
Compartilhar notícia


A primeira pesquisa Ibope sobre a eleição para prefeito de Mauá mostra a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) na liderança, com 25% das intenções de voto. Donisete Braga (PT- 15%), Atila Jacomussi (PPS-13%) e Irmão Ozelito (PTB-10%) aparecem tecnicamente empatados em segundo lugar, dentro da margem de erro, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Edimar da Reciclagem (PSDB-4%), Paulo Bio (PV-4%) e José Silva (Psol-2%) completam a sondagem estimulada. Brancos e nulos somam 17%. Outros 11% estão indecisos ou não responderam.

O instituto ouviu 602 pessoas entre os dias 23 e 25. Portanto, após a manobra no PT contra a tentativa de reeleição do prefeito Oswaldo Dias que colocou Donisete como o pré-candidato do partido. O estudo foi realizado também depois de o chefe do Executivo ter sido julgado inelegível pelo TJ (Tribunal de Justiça), o que ocorreu dia 21. A corte suspendeu os direitos políticos do governante por cinco anos pela exposição Túnel do Tempo, promovida pela Prefeitura em 2004.

O levantamento não incluiu Diniz Lopes (PR), que lançou sua pré-candidatura ao Paço na véspera do início das entrevistas.

No cenário com Oswaldo no lugar de Donisete, Vanessa mantém a dianteira, com 27%, mas empatada dentro da margem de erro, já que o prefeito foi citado por 24%. Atila (12%), Ozelito (9%), Edimar (4%), Bio (3%) e José Silva (1%) concluem a relação./CW

Na pesquisa espontânea (na qual os nomes dos pré-candidatos não são divulgados), Vanessa ostenta 7%, Oswaldo 6%, Atila e Ozelito 4%, Donisete 2%, Edimar e Bio 1% cada. Outros nomes que individualmente não chegaram a 1% somaram 2% juntos.

No mesmo cenário, 57% se mostraram indecisos ou não responderam. A marca muito superior às alcançadas por qualquer pré-candidato é reflexo do ainda desinteresse do eleitorado com o pleito, que tem o primeiro turno marcado para o dia 7 de outubro. Brancos e nulos atingiram 16%.

A pesquisa foi encomendada pela Enigma Consultoria e Marketing Estratégico, empresa sediada em Ribeirão Pires. A sondagem está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), sob o protocolo 00061/2012.

 

Peemedebista venceria segundo turno

 

Segundo a pesquisa Ibope, se o segundo turno em Mauá fosse realizado hoje, Vanessa Damo se tornaria a primeira mulher a governar a cidade. A peemedebista venceu o cruzamento com todos os seus adversários capazes de avançar o primeiro turno.

Excluindo Oswaldo Dias, que está inelegível, quem chegaria mais perto de desbancar a deputada seria Atila Jacomussi, citado por 25% dos entrevistados, contra 42% da parlamentar. Curiosamente, o popular-socialista, vereador mais votado da história de Mauá (recebeu 8.432 votos em 2008), é padrinho de casamento de Vanessa.

A deputada também bateria o vereador Irmão Ozelito (44% contra 21% do petebista) e Donisete Braga, seu colega de Assembleia Legislativa (45% contra 21% do petista). Em hipotético confronto com Oswaldo, Vanessa venceria por 43% a 29%.

Em eventual segundo turno entre Atila e Donisete, o primeiro levaria a melhor, com 32% a 26% do petista. Contra Ozelito, Donisete aparece na frente, com 28% ante 26% do petebista.

Os números mostram que os prejuízos acumulados com o racha no PT dificilmente serão sanados até a eleição. A divisão interna no partido foi provocada por manobra liderada por Donisete, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Júnior, e o presidente da Câmara, Rogério Santana. A situação foi classificada por Oswaldo como "tentativa de golpe".

RENOVAÇÃO

A pesquisa também atesta o clamor por renovação na condução do governo de Mauá. Ao serem questionados sobre como gostariam que fosse a atuação do próximo prefeito, 46% dos entrevistados responderam querer mudança total à administração Oswaldo Dias. Outros 27% expuseram o desejo pela manutenção de somente alguns programas; 20% que desse continuidade à maioria das ações do PT e 6% que prosseguisse na íntegra. Os indecisos e os que não responderam atingiram 1%.

 

Oswaldo Dias é reprovado por 60% dos entrevistados

 

A mesma pesquisa Ibope que mediu a intenção de voto dos mauaenses também revelou o elevado índice de reprovação a Oswaldo Dias. A sondagem revelou que 60% do eleitorado desaprovam o prefeito, que, segundo o levantamento, tem a aprovação de 34%. Os indecisos e os que não responderam somaram 6%.

Em outra pergunta, os entrevistados externaram suas avaliações sobre o chefe do Executivo. Neste cenário, 41% o consideram ruim ou péssimo prefeito, 34% regular e 22% ótimo ou bom. Os indecisos e os que não responderam atingiram 2%.

 

PROBLEMAS

A sondagem listou as áreas problemáticas de Mauá, segundo seus próprios moradores. Cada entrevistado pôde citar três setores. A Saúde, comandada pelo vice-prefeito, Paulo Eugenio, somou 78% de descontentamento. Educação e Segurança empataram em segundo lugar, com 30%, seguidas do Transporte Coletivo (25%).

Os quatro primeiros lugares foram ocupados por áreas comumente citadas como problemáticas nas grandes cidades. A surpresa ficou por conta do abastecimento de água, reclame de 17%.

No início do ano, cerca de 300 mil moradores de Mauá ficaram dez dias sem água em decorrência de rompimento de adutora. O caso evidenciou a falta de preparo da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) para manter a rede. A autarquia era comandada por Diniz Lopes, que deixou o cargo em abril para concorrer a prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;