Economia Titulo Virtude
Mantega vê alta de crédito sem endividar famílias
21/05/2012 | 20:41
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que uma das virtudes da sociedade brasileira é o mercado de trabalho aquecido, quase que em "pleno emprego". Segundo ele, isso aumenta a capacidade de consumo das famílias.

 

"Nós queremos aumentar o investimento, mas também o consumo. Não se trata de aumentar o consumo como em 2010, quando o mercado de veículos cresceu 12%, compensando 2009", afirmou na segunda-feira, durante anúncio de medidas de incentivo ao setor automotivo e de bens de capital, no auditório do Ministério da Fazenda, em Brasília.

 

"Porém, numa velocidade mais modesta, é possível que haja aumento do crédito sem que haja necessariamente aumento do endividamento das famílias, pois os juros serão menores, as parcelas, mais longas, e o trabalhador está ganhando mais", afirmou.

 

De acordo com Mantega, o governo fará uma "graduação", de modo que não haja excesso de endividamento. "O conjunto de medidas vai gerar aumento da atividade econômica, o que fará com que a inadimplência se reduza."

 

O ministro reiterou que o crescimento de 4,5% do PIB no ano será "mais difícil", mas a aceleração da economia deve ocorrer no segundo semestre. "A Selic demora alguns meses para fazer efeito, e outras medidas que tomamos, com a desoneração da folha, só terão efeitos a partir de julho."

 

Mantega negou que as medidas adotadas pelo governo possam gerar mais inflação. "Nós combinamos as medidas com redução tributária, que vai gerar redução de preço. Redução tributária é redução de preço, é deflação, não inflação", afirmou. "A economia pode se aquecer sem nenhum perigo de inflação."

 

De acordo com o ministro, as commodities, que já foram o principal motor da inflação, não oferecem riscos neste momento. "Não vejo no horizonte nenhum risco de aquecimento excessivo, nem de inflação."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;