Economia Titulo Dia das mães
Flores estão até 50% mais caras

Rosas são as principais vilãs do bolso dos filhos nesse Dia
das Mães; substituí-las por outras espécies é uma alternativa

Gilmara Santos
Do Diário do Grande ABC
13/05/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


Quase unanimidade entre as mulheres, as flores estão entre os presentes mais escolhidos pelos filhos no Dia das Mães. Os que deixaram para comprar hoje, podem ficar tranquilos, pois as floriculturas da região reforçaram seus estoques para garantir que todos os clientes sejam atendidos. Mas é bom se preparar, porque os preços estão, em média, 30% mais caros do que no mesmo período do ano passado. No caso das rosas, a variação ainda é maior e pode chegar a quase 50%.

Um botão da flor mais popular do País, que no início do mês custava R$ 2,50, era vendida por R$ 3,50 no fim da semana. Lojistas disseram que não pretendiam aumentar os preços hoje, mas que isso iria depender de quanto seria cobrado deles pelos produtores. "A produção reduzida faz o preço subir e, muitas vezes, a gente vai comprar o produto e o vendedor diz que não tem, para vender mais caro para outro comprador", diz Meg Kamogawa, proprietária da Flores de Mel, de São Bernardo.

O Sindiflores (Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo) trabalha com alta entre 20% e 30% nos preços. O presidente da entidade, Edson Alexandre, comenta que as rosas serão as vilãs da data. "Por causa da alta demanda e menor oferta, por causa dos dias frios, o produto fica mais caro", avisa.

A empresária Meg diz que a concorrência com vendedores ambulantes e até com os supermercados contribui para a elevação dos preços pelos produtores. De acordo com ela, o movimento na semana passada foi bem menor do que o registrado no mesmo período de 2011. "A concorrência com os supermercados, que também têm arranjos, está mais acirrada", diz Meg, ao afirmar que não espera crescimento nas vendas em relação ao ano passado.

Opinião semelhante tem a empresária Viviane Arigoni, da A Varanda Flores, de Santo André. "Com a oscilação econômica, acredito que o resultado vai ser igual ao de 2011", avalia.

Mais otimista, a Giuliana Flores, de São Caetano, estima elevação de 25% em relação ao ano anterior. Sendo que 90% das vendas são pela loja virtual. O mercado de flores da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) fala em alta de 35%.

OPÇÕES - Com os preços das rosas nas alturas, a dica é escolher outras espécies de flores, especialmente as que se adaptam melhor aos dias e frios e, assim, têm preços mais atraentes. O presidente do Sindiflores sugere opções como orquídeas, flores do campo, margaridas e crisântemos. As flores plantadas também são boa alternativa, afinal, têm durabilidade maior. Além disso, os lojistas apostam que kits com flores, chocolates e outros mimos terão boa saída. O Dia das Mães é considerado a segunda melhor data para a venda de flores, atrás apenas do Dia de Finados.

 

Floriculturas têm dificuldades em comprar produtos

Reclamação dos varejistas é que está cada vez mais difícil comprar flores no atacado. "A flor está mais cara e sumiu. Só estão entregando metade do que encomendamos", diz Meg Kamogawa, da Flores de Mel.

De acordo com ela, como os supermercados compram em grande quantidade, os produtores preferem vender para esse cliente e falta produto para os pequenos.

Os comerciantes também contam que a venda de flores para a data é concentrada hoje. "Tem que deixar tudo pronto para dar conta de atender à demanda", diz Viviane Arigoni, da A Varanda Flores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;