Setecidades Titulo Inauguração
São Bernardo cria centro de
referência para morador de rua

Município, que registrou migração da Capital, terá mais
50 vagas de albergue noturno chamado de Centro POP

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
11/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


São Bernardo inaugurou ontem o Centro de Referência Especializado para a População de Rua, localizado na Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania). O local, chamado de Centro POP, concentra os serviços oferecidos para essa parcela de moradores na cidade.

Ali, eles serão encaminhados para o albergue noturno que funciona em convênio com a Associação Projeto Samaritano, e para atendimentos sociais, de Saúde, Educação e qualificação profissional. 
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Márcia Barral, o centro de referência terá espaço para que 50 pessoas possam pernoitar. "Com isso, ampliamos para 230 o número de vagas neste inverno."

Conforme o prefeito Luiz Marinho, as 180 vagas anteriores davam conta da demanda, mas esta deve ser ampliada devido ao reforço no trabalho de abordagem de rua. Marinho também criticou a falta de políticas públicas de outras cidades. "A Capital fez a ação na cracolândia de forma errada, sem dar opções para os moradores de rua. Muitos que foram expulsos de lá vieram para a região, inclusive para São Bernardo, onde notamos aumento recente do número de desabrigados."

Essa população é flutuante, no entanto, é possível tomar como base o número de atendimentos realizados pela Sedesc em março e abril: 202 e 322, respectivamente. "Não significa que esse é o número de moradores de rua da cidade, pois uma mesma pessoa pode ser atendida mais de uma vez", destacou a secretária.

Para reformar e equipar o Centro POP, a Prefeitura investiu R$ 700 mil. A equipe de abordagem de rua tem verba de R$ 900 mil mensais. "Muitos moradores de rua se negam a receber ajuda, por vários motivos: uso de drogas, álcool, perda do vínculo familiar, entre outros. A equipe de abordagem tem papel fundamental no convencimento dessas pessoas", explicou Márcia.

O selador Edimir da Silva, 41 anos, é exemplo de sucesso dessa abordagem. Ele viveu nas ruas por mais de oito anos por causa do álcool. Hoje tem casa e trabalha. "Tive oportunidade e renasci."

REGIÃO

Na região, Diadema e Santo André contam com Centro POP. Diadema realiza 340 atendimentos por mês. A cidade conta com 40 vagas em albergues noturnos. Já Santo André realiza, em média, 100 atendimentos mensais. Há 80 vagas para pernoite.

Em São Caetano, duas instituições abrigam à noite os cerca de 20 moradores de rua. Em Ribeirão Pires, há 45 vagas a disposição na Casa da Acolhida. Mauá e Rio Grande da Serra não responderam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;