Setecidades Titulo Bruxas e magos
Misticismo invade Paranapiacaba em convenção
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
06/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O misticismo invadiu Paranapiacaba. Bruxos e seguidores de filosofias como xamanismo, ufologia e simpatizantes das terapias holísticas participam da 9ª Convenção das Bruxas e Magos na vila histórica de Santo André neste fim de semana. Iniciadas na noite da sexta-feira, as atividades terminam hoje às 19h com palestra sobre últimas profecias e procissão pelas ruas com direito a vestimenta apropriada.

A expectativa dos organizadores é de que pelo menos 15 mil pessoas participem do evento, 5.000 a mais do que o público registrado em 2011.

A proposta do encontro deste ano é disseminar entre os participantes a ideia do cooperativismo, explica a bruxa e escritora Tânia Gori, organizadora do evento. "Queremos unir as pessoas que acreditam na natureza e que cultuam o amor para compartilhar harmonia e prosperidade", explica.

Cronograma de atividades espalhadas por seis pontos da vila oferece desde palestras, oficinas e apresentações culturais voltados ao público esotérico, como a apresentação de dança cigana com o grupo Encanto Lua e Zígaras, realizada ontem às 12h30.

Entre os diversos rituais observados no encontro, destaque para o conduzido pelo mago Leandro Moreira. O misto de gestos e mentalizações que envolvem os quatro elementos naturais - água, ar, terra e fogo - serviu para abrir os caminhos da prosperidade. Iniciado na bruxaria há 11 anos, ele destaca a mudança que o conceito trouxe para sua vida. "Era um adolescente depressivo e inseguro e agora me amo", completa.

Além de atrair curiosos, que se aproximam ainda cheios de preconceito, segundo Tânia, a convenção é espaço para a busca do conhecimento. "Costumamos dizer que não há dogma religioso e sim filosófico neste encontro."

O editor gráfico Renan Souza, 22 anos, e a estudante de biomedicina Geovana Adriani, 21, apesar de conhecedores do misticismo, foram para a convenção sem compromissos. "A gente vai observar e, se gostar de algo, participa", comenta Renan. Ambos já participaram do encontro duas vezes.

O evento é aberto a toda comunidade. Para participar, basta pagar taxa de R$ 40, que dá direito a acompanhar as 150 atrações oferecidas. A exemplo do que aconteceu nos demais anos, parte da verba arrecadada será doada a uma casa de apoio com 70 crianças carentes localizada em Taboão da Serra.

DESMISTIFICAÇÃO - De acordo com Tânia, muitos ainda associam bruxas àquelas velhas personagens malvadas de desenhos animados, com direito à verruga no nariz. "Ligam a palavra bruxa a um adjetivo e não a um substantivo", destaca. No entanto, para a precursora da bruxaria natural, a bruxa nada mais é do que a pessoa que busca equilíbrio por meio da natureza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;