Esportes Titulo
Presidente do Barça exalta base deixada por Guardiola
27/04/2012 | 12:50
Compartilhar notícia


Depois de quatro anos e 13 títulos conquistados, a "era Guardiola" chegou ao fim no Barcelona. Nesta sexta-feira, o técnico anunciou sua decisão de não renovar o contrato com o clube e, com isso, sairá ao fim desta temporada, para tristeza do presidente Sandro Rosell, que fez questão de exaltar os feitos do treinador.

"A maturidade será a base para nos consolidarmos fortes e unidos em nosso futuro. Obrigado, Pep, pela felicidade que nos deu e por tudo que trouxe ao Barça. Obrigado, Pep, por ter aperfeiçoado um modelo futebolístico que nunca mais poderá ser questionado. Obrigado por ter representado a instituição de forma tão exemplar, sendo bandeira dos valores que nos definem como clube. Obrigado por seu apoio, afeto e amor", disse o presidente.

A ideia do Barcelona é manter o padrão apresentado nas últimas temporadas e, por isso, a diretoria definiu um substituto que já estava no clube. Será o auxiliar Tito Vilanova, que, de acordo com Rosell, poderá se aproveitar de uma "ótima base" deixada por seu antecessor.

"Temos que aprender com tudo o que ele (Guardiola) nos deixou", disse o mandatário. "(O Tito) vai partir de uma ótima base e o que deverá fazer é tentar melhorar as coisas que puder e nunca estar satisfeito com as coisas que tem", completou.

Guardiola participou de uma era vencedora no Barcelona. Entre as 13 conquistas do clube nos últimos quatro anos, foram dois títulos da Liga dos Campeões da Europa (2008/2009 e 2010/2011), dois do Mundial de Clubes (2009 e 2011) e três do Espanhol (2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011). Mesmo com o ótimo desempenho, o treinador já vinha pensando na possibilidade de sair desde o ano passado.

"Quando Pep nos disse em outubro que pensava em não continuar, buscar um substituto passou a ser um grande desafio", declarou o diretor esportivo Andoni Zubizarreta. "A decisão (de apontar Vilanova como substituto) é fruto de várias reflexões. A mais importante, seguir competindo igual. Tito representa o jogo, as análises, o compromisso e a personalidade", completou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;