Política Titulo Campanha antecipada

Betão promove Ozelito durante sessão em Mauá

Vereador chama colega de 'nosso prefeitão' e é advertido

11/04/2012 | 07:02
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Reconhecido por seus discursos inflamados, o vereador de Mauá Alberto Betão Pereira Justino (PTdoB) se envolveu em nova polêmica durante a sessão de ontem quando, da tribuna, chamou o colega de Câmara e pré-candidato ao Executivo Irmão Ozelito (PTB) de "nosso prefeitão". A fala foi encarada como campanha antecipada por alguns parlamentares e o autor foi repreendido pelo presidente da Casa, Rogério Santana (PT).

O termo foi empregado para concluir discurso crítico sobre a Saúde do município. Segundo Betão, o secretário da Pasta e vice-prefeito, Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT), que tenta se manter no posto no projeto de reeleição de Oswaldo Dias (PT), lhe mandara recados para "pegar leve".

"É assíduo o acompanhamento das sessões pela internet pelo secretário de Saúde, porque toda vez que eu falo ele manda mensagem no meu celular. Mas não falo mal porque quero queimar o Paulo Eugenio. Não quero ser o vice do Oswaldo, até porque o Ozelito vai ser o nosso prefeitão", discorreu, para ser advertido por Rogério. "A lei eleitoral proíbe campanha antecipada. O vereador não pode correr riscos desnecessários", ressaltou o petista.

DGABC

A propaganda eleitoral estará permitida somente a partir de julho. Alvo do comentário, Ozelito classificou o ato como "engraçado". "Deixa isso mais para frente", ponderou. Ao Diário, Betão rechaçou campanha antecipada. "Isso é o PT que faz, espalhando um monte de faixa e cartaz pela cidade", acusou.

Para evitar outras polêmicas sobre o assunto, Rogério antecipou que na terça-feira apresentará projeto de resolução com o que pode ser dito e feito pelos vereadores na Câmara durante o período pré-eleitoral.

 

ENCONTRO

Ozelito e Chiquinho do Zaíra (PTdoB) se reúnem hoje, no escritório do ex-prefeiturável, para selar a composição da chapa da intitulada terceira via. Chiquinho será candidato a vereador e Ozelito disputa a cabeça da chapa majoritária com o empresário Paulo Bio (PV). O petebista, contudo, se mostra irredutível em ser o número um do projeto.

"Se ele (Bio) for candidato a prefeito, eu também serei. Não tem como eu recuar (para ser vice). Fui para o PTB (em 2011) com este compromisso", garantiu Ozelito.

Na semana passada, interlocutores de Bio espalharam a informação de que o verde encabeçará a chapa. Além disso, o empresário distribuiu outdoors por Mauá indicando que será o candidato da frente, desagradando o petebista.

 

Câmara adia a votação das contas de Leonel Damo

A votação das contas de 2008 da Prefeitura de Mauá, prevista para ter ocorrido ontem na Câmara, foi adiada para o dia 24. As finanças referentes ao último ano do governo Leonel Damo (PMDB) foram reprovadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). Se o peemedebista sofrer revés no Legislativo, será enquadrado na Lei da Ficha Limpa, ficará inelegível por oito anos e impedido de concorrer a vereador em 7 de outubro, como planeja.

Para não ser punido, Damo conta com o esforço de aliados. Assim, a Comissão de Finanças, presidida pelo líder do governo do ex-prefeito, Luiz Alfredo Simão (PSB), ao contrário do TCE, emitiu parecer favorável às contas. O próprio socialista pediu o adiamento da peça em virtude de alguns pares não terem tomado nota tanto da decisão do TCE quanto do parecer da comissão.

Entre os problemas apontados pelo tribunal estão investimentos abaixo de 25% do Orçamento em Educação (limite constitucional), irregularidades no pagamento de precatórios e deficit orçamentário de 10,63%.

 

CARGOS

Projeto que promove adequação administrativa e cria 19 cargos efetivos na Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) foi aprovado ontem em definitivo. Já a segunda votação da peça que abre mais 627 cargos concursados na Prefeitura foi adiada para a semana que vem, atendendo pedido de Manoel Lopes (DEM).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;