Setecidades Titulo Meio ambiente
Região convoca voluntários para coletar lixo reciclável

Força-tarefa será realizada no sábado, em Santo André e Mauá

Natália Fernandjes
11/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Santo André e Mauá realizam, no domingo, ação para conscientizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo. Trata-se do Limpa Brasil, evento realizado pelo segundo ano no País - primeira vez na região - e propõe força-tarefa para recolher materiais recicláveis.

Santo André pretende reunir cerca de 1.000 voluntários e distribuir 20 mil kits com luvas e sacos plásticos nas escolas, unidades de Saúde e agências do Banco do Brasil na quinta e sexta-feira. O município reuniu cerca de 16 apoiadores, entre eles o Diário. "Nosso objetivo é que se produza cada vez menos lixo", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Camilo de Lelis Arnaldi.

O ponto de encontro andreense será no Paço, às 8h. Munidos de mapas, os participantes sairão às ruas à caça de recicláveis, que serão depositados em 27 ecopontos. Posteriormente, o material será recolhido pelo Semasa e encaminhado para as duas cooperativas do município. O encerramento será após as 14h no Parque Antônio Flaquer (Ipiranguinha), onde serão realizados shows gratuitos.

Qualquer cidadão pode participar, basta ter disposição e um saco de lixo em mãos. O cadastro pode ser feito no site www.limpabrasil.com. Até a fechamento desta edição, Mauá não havia informado qual será a programação de sábado.

O Limpa Brasil surgiu na Estônia, em 2008, onde 50 mil voluntários coletaram 10 mil toneladas de resíduos em cinco horas. Para a coordenadora geral do movimento, Marta Rocha, não jogar lixo no local adequado é questão cultural, por isso, é necessário trabalho educativo.


Em Diadema e São Bernardo, ação acontece em maio

No dia 6 de maio será a vez da população de Diadema e São Bernardo arregaçar as mangas em busca de resíduos recicláveis.

Em Diadema os materiais descartados recolhidos serão destinados a dez pontos. Posteriormente, o lixo será recolhido pelo Departamento de Limpeza Urbana.

São Bernardo informou que as ações que serão desenvolvidas nesta data ainda estão sendo formatadas e, por isso, a Prefeitura não soube fornecer detalhes.

PAÍS
Neste ano, 12 cidades do País receberão o evento, sendo que na Capital a ação acontece em 27 de maio, Também recebem o Limpa Brasil Curitiba, Belo Horizonte, João Pessoa, Belém, São Luiz, Porto Alegre e Vitória. A atividade requer investimento de R$ 250 mil em cada município por parte da Atitude Brasil, organizadora do projeto. (Natália Fernandjes)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;