Economia Titulo Ribeirão Pires
Chocolateiras terão ponto fixo para venda
Vinicius Gorczeski
Do Diário do Grande ABC
29/03/2012 | 07:01
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Divulgação


Ribeirão Pires busca consolidar a fama de polo chocolateiro - que já está na oitava edição do Festival do Chocolate - e para isso vai dar ponto fixo às chocolateiras da cidade. O showroom será inaugurado oficialmente hoje às 10h30 na Rua Felipe Sabbag, 181. Local funcionará de segunda a sábado, das 9h às 17h, mas desde sexta-feira há prévias nas vitrines.

Serão oito microempreendedores individuais na iniciativa, que faz parte da campanha Páscoa das Chocolateiras 2012. O grupo terá espaço também na Vila do Doce - área turística que custou R$ 300 mil ao Paço, entregue em 2008 -, mas o projeto está na fase final de acabamento.

A chocolateira Flora Sawada, 57 anos, diz que o anúncio do ponto fixo ocorreu de surpresa - para alegria do grupo, formado há sete anos -, sendo difícil ainda prever ganhos. Mas a previsão dela é de espalhar 2.000 produtos da marca aos clientes. "Queremos exportar para nossos vizinhos e até já fornecemos para indústrias, como a NHK (que fabrica parafusos e confirmou a inserção das chocolateiras na planta)", diz. "Tem de dar um passo de cada vez. Sabemos das dificuldades de seguir no ramo."

Quanto aos produtos, a novidade será o ovo de Páscoa com brinquedo dentro, de 350 g. As chocolateiras lançaram a marca no Festival do Chocolate do ano passado, com barrinhas. Eles são produzidos à mão e, embora o grupo não produza em escala industrial, Flora destaca o profissionalismo da marca, que tem informação de valor nutricional, graças a um engenheiro de alimentos e uma nutricionista.

Nem bem chegou o feriado ela conta que já desenha estratégia de marketing para o ano todo, por meio das campanhas. "A ideia é lançar produtos diferentes no Dia das Mães, Dia dos Namorados e assim até o fim do ano", projeta.

Da parte da administração, é oferecido apoio ao conjunto via orientações (pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda), cursos profissionalizantes e formação para se manipular alimentos corretamente, por meio da Vigilância Sanitária. Esses são, junto a um cadastro de Empreendedor Individual, pré-requisitos obrigatórios para quem quiser participar do grupo. Interessados podem se inscrever por meio da Pasta de Desenvolvimento.

 

Varejistas estão otimistas com a Páscoa

Varejistas estão otimistas com a Páscoa, aponta pesquisa da Serasa Experian, pelo menos é o que dizem 52% dos empresários - terceira maior marca em sete anos. No ano passado, eram 49% dos entrevistados esperando faturamento maior que feriados passados. Hoje, 36% acham que vão repetir a receita de 2011 e 12% apostam em queda.

Segundo a consultoria, previsões melhores em 2012 contra o ano passado ocorrem porque naquela época o governo lançara pacote de contenção da inflação, o que significou mais restrição à aquisição de crédito e juros maiores.

As grandes empresas são mais otimistas (73%) com a data. Nas médias, índice cai para 62% e a 51% entre as menores. O levantamento também revelou que ovos de Páscoa vão predominar entre os presenteados, segundo estimativa de 86% dos varejistas. Na Páscoa 2011, o número era maior, de 91%, sendo os demais voltados a roupas, acessórios e outros.

Para 64% dos varejistas, o valor de desembolso médio dos consumidores será de R$ 50. Na Páscoa 2011, para 70% dos empresários, o gasto médio esperado dos consumidores era de R$ 50.

A pesquisa mostrou ainda que para 49% dos estabelecimentos de compras, clientes devem pagar a conta à vista e, para 51%, a prazo.

 

Data favorece quem procura primeiro emprego

Períodos anteriores às datas festivas, como a Páscoa, são bons para quem procura o primeiro emprego. Com a indústria elevando a produção - e o comércio as vendas -, há demanda por funcionários. Segundo a Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário), a indústria aposta na contratação de 17 mil temporários para atender às necessidades do varejo para a Páscoa. O comércio deve contratar 23 mil pessoas. E ao menos 12% delas devem ser efetivadas, segundo projeção da Asserttem.

JOVENS - Funcionários de pouca idade e sem experiência que estão em busca da primeira oportunidade deverão preencher 17% dos postos abertos no período, segundo a companhia. "Devemos capacitar cerca de 8.000 alunos neste período pré-Páscoa", destaca Jaques Grinberg Costa, diretor executivo da Easycomp Plus, centro de ensino profissionalizante, que registra procura acentuada nesta época do ano, especialmente por quem está em busca da primeira vaga ou ainda reciclagem profissional.

O executivo destaca a importância de se estar qualificado para ganhar pontos entre as empresas que estão à procura de temporários e, assim, ter a possibilidade de se firmar no mercado.




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