Política Titulo Conquista
Governo do Estado garante escola em Mauá
Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
28/03/2012 | 07:53
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A novela envolvendo a construção de escola estadual no Jardim Paranavaí, em Mauá, está perto de um final feliz. Após luta do vereador Dario Duarte Coelho (PT), o governo do Estado garante a construção da unidade escolar no bairro.

A resposta positiva veio após reunião entre o parlamentar e a diretoria de ensino na cidade., que fez levantamento na localidade e constatou que 1.034 alunos saem do Jardim Paranavaí para estudar na Escola Estadual Professor Antonio Lapate Netto, que fica no Jardim Ipê. A distância entre os bairros é de 2,8 quilômetros.

A garantia da escola ocorreu após série de avaliações da Secretaria Estadual de Educação. "Viram que (o caminho feito pelos alunos) é cheio de declive e aclive. Reavaliaram a área e a demanda, que só tende a crescer, e autorizaram (a escola)", analisou Dario.

A intenção preliminar do FDE (Fundação para Desenvolvimento da Educação) era aumentar cinco salas na Antonio Lapate Netto. A escola a ser construída contará com dez salas a atenderá alunos da 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.

A Secretaria Estadual de Educação confirmou que a demanda foi comprovada, mas ainda não sabe se a escola será feita no terreno de 4.548 m² na Rua Andirá, doado pela Prefeitura em 2005 ao Estado, que tinha dois anos para executar a obra, mas não fez. O Palácio dos Bandeirantes questionou o local por apresentar declive.

O estudo da área foi encaminhado em ofício à diretoria regional de ensino. "Há mapas e fotos do local. (Os técnicos) Mandaram com aval para construir a escola, mesmo tendo custo superior às tradicionais", ressaltou o parlamentar. O coordenador da Assessoria de Relações Institucionais da Secretaria de Educação paulista, José Afonso Carrijo Andrade, havia afirmado em reuniões anteriores que o fato da obra ocorrer em terreno com declividade, a escola sairia mais cara.

Dario disse que procurará hoje o coordenador para agendar outra reunião para começar a planejar o cronograma das obras. "Sabemos que depois de aprovado tem o processo de licitação e os trâmites que podem demorar. Se não cutucar, a pressa deles talvez não seja a mesma dos pais e mães de alunos da região que necessitam da escola", disse o petista.

A questão do transporte escolar para as crianças do bairro que se deslocam até a Antonio Lapate Netto até agora não avançou "Acredito que ele (Carrijo) dará uma recuada para trabalhar a escola. Não sei se vamos conseguir. Mas a primeira fala é de que o transporte seria dado o mais rápido possível", ponderou Dario.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;