Cultura & Lazer Titulo Humor
Maratona de gargalhada

Idealizado por Paulo Bonfá, Risadaria começa hoje em clima
de Olimpíadas no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
22/03/2012 | 07:07
Compartilhar notícia


Boa oportunidade para quem quiser cair no riso é o festival Risadaria 2012. O evento acontece na Capital, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera e trará de hoje à domingo diversas atrações, como mímica, imitação, stand-up comedy', piada e cinema, entre outras coisas.

O Risadaria chega à terceira edição e traz como tema 'A Maratona Mais Engraçada de Todos os Tempos', referência aos Jogos Olímpicos de 2012. Idealizado por Paulo Bonfá e com curadoria de Marcelo Tas, Diogo Portugal, Caco Galhardo, Marcelo Madureira e Wellington Nogueira, o Risadaria aproveita para homenagear o humorista Renato Aragão.

Além de Danilo Gentili, que participa do debate Humor na Blogosfera, outras três figuras da região marcam presença no evento. Os ilustradores do Diário Fernandes, Seri e Gilmar têm suas ilustrações na exposição Humor Gráfico, que fica no Pavilhão da Risada. "Todos anos eles convidam alguns cartunistas. Por acaso eu tinha uma charge olímpica. Ela trata de inclusão social. É um evento nacional, bom para fazer contatos, além de grande vitrine", diz Seri.

Fãs do estilo do grupo As Olívias, que começou no teatro e chegou ao canal Multishow, também têm vez. Formado por Cristiane Wersom, Marianna Armellini, Renata Augusto e Sheila Friedhofer, o quarteto representa a força feminina no universo cômico.

Os fãs de Renato Aragão, o Didi dos Trapalhões - grupo pioneiro da comédia televisiva que tinha ainda os personagens Dedé, Mussum e Zacarias, - podem conferir universo da carreira do artista. "Essa homenagem ao Renato Aragão reúne conteúdo de produção dele que as pessoas já tiveram ou teriam a chance de ver no cinema ou na TV junto com coisas inéditas", conta Paulo Bonfá.

Além da exposição de objetos pessoais de Aragão, será possível ver roupa original do figurino do Didi e os discos de ouro que ganhou como cantor. "Ele fez uma porção de coisas bacanas e colocaremos tudo isso lá. Teremos dez sessões programadas com as dez maiores bilheterias do Renato Aragão", diz Bonfá. Outra preciosidade é a exibição de temporadas inéditas no Brasil de 'Os Trapalhões em Portugal', filmadas para a TV portuguesa entre 1994 e 1997.

Entre as novidades do festival estão o espaço exclusivo para os Blogs de Humor - com participação de seis brasileiros - e o Risadaria Kids. O espaço dedicado às crianças conta com programação especial com palhaços. Lá, ficam sob o cuidado de monitores enquanto os adultos passeiam.

Risadaria 2012 - Muito Além da Piada. Festival. De hoje a sáb., das 10h às 22h e dom. das 10h às 21h. No Pavilhão da Bienal. Parque do Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, São Paulo. Tel.: 4003-1527. Ingr.: R$ 30 a R$ 100.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;