Política Titulo Manobra
Volpi fortalece terceira via para minar Vanessa
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
21/03/2012 | 07:56
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), entrou no jogo eleitoral de Mauá para garantir o fortalecimento da propalada terceira via, formada por Chiquinho do Zaíra (PTdoB), Paulo Bio (PV), Ozelito José Benedito (PTB) e Edimar da Reciclagem. A proposta é garantir o PSDB no bloco alternativo, que pode resultar, inclusive, em cargo no governo do Estado para Chiquinho.

Pelo projeto, Ozelito encabeçaria a chapa com Edimar compondo a vice. Para manter Chiquinho com capital político, o trabalhista seria encaminhado a algum posto do governo estadual e Paulo Bio ficaria encarregado de coordenar a campanha. Toda movimentação enfraqueceria a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), que não goza de bom relacionamento com Volpi desde sua conturbada saída do PV.

Vanessa articula ter o PSDB em seu arco de alianças e ofereceu a vice aos tucanos. A oferta rachou o PSDB. Parte defende acordo com Vanessa - entre eles o presidente municipal da sigla, Márcio Canuto - e outro setor vislumbra maiores chances eleitorais migrando para o grupo alternativo.

"O Clóvis quer a terceira via na cidade. Não sabemos como será a candidatura do PMDB", admitiu Chiquinho, que negou envolvimento de cargos na construção da aliança.

O entrave para formalização do grupo, segundo avaliação interna, é a indefinição do PSDB. O ninho tucano está envolto de possível processo de prévias para candidatura própria, disputa entre Edimar e o professor Ronaldo Ferreira dos Santos, o Lalau.

As prévias terão de receber crivo da executiva estadual, pois o diretório mauaense submeteu aprovação da eleição interna ao aval dos caciques paulistas. "Não quero ser acusado de favorecimento a nenhum dos lados, embora acredite que não serão realizadas as prévias, pois ele (Lalau) não seguiu os trâmites partidários corretos", justificou Canuto.

O presidente tucano foi enfático ao comentar a inclusão do PSDB no bloco da terceira via contra Vanessa e o prefeito Oswaldo Dias (PT). "O PSDB hoje tem proposta de ser vice da Vanessa. Se formos para a vice do Ozelito ou de outro nome que saia daquele grupo, prefiro ficar com a Vanessa. Se for para ir com o grupo, terei de indicar o cabeça da chapa. E isso ainda estará condicionado à aprovação do diretório", sentenciou.

Volpi não retornou às ligações da equipe do Diário para falar sobre a movimentação em Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;