Política Titulo Indefinição
PSDB adia para terça decisão sobre prévias em Mauá

Tucanos tentam acabar com possibilidade de prévias

Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
16/03/2012 | 07:24
Compartilhar notícia


O PSDB de Mauá postergou para terça-feira a decisão de ter ou não prévias para escolha do candidato tucano para disputar a Prefeitura. Embora o prazo para inscrições tenha expirado dia 11, o imbróglio persiste porque o professor Ronaldo Ferreira dos Santos, o Lalau, não abre mão de disputar o pleito interno, marcado para dia 31. Até o momento, o único inscrito nas prévias é o vereador Adimar José da Silva, o Edimar da Reciclagem.

A decisão era para ter sido ontem. Com o adiamento, o presidente do diretório tucano mauaense, Marcio Canuto, espera convencer Lalau e a direção do partido a enterrar a disputa interna. "Dificilmente ele (Lalau) poderá participar da prévia porque, para isso, o diretório municipal tem de encaminhar a indicação para o aval da executiva estadual. O que ele fez foi apenas apresentar as assinaturas", disse Canuto.

O dirigente partidário desconsidera a validade das rubricas de apoio colhidas por Lalau e apresentadas quando se inscreveu para as prévias no dia 9. "Ele foi na casa das pessoas e colheu as assinaturas, não é assim que a coisa funciona."

De acordo com a regulemantação do estatuto estadual tucano, para participar das prévias partidárias o candidato deve ser indicado pela executiva municipal ou por 10% dos filiados. Lalau argumenta que tem o apoio de quatro dos sete integrantes da direção da sigla na cidade e que, por isso, sua inscrição é válida. "Fiz aquilo que determina a resolução do partido", argumenta o tucano, rebatendo a declaração de Canuto. "Deixa ele pensar dessa maneira", retrucou.

Há um ano e meio no ninho tucano, Lalau disputou as últimas eleições para vereador: em 2000 pelo PV (990 votos), 2004 pelo PTC (1.153 votos) e 2008 pelo PSDC (alcançando 515 sufrágios).

A insistência do professor em disputar as prévias tucanas retarda os planos de Edimar da Reciclagem de confirmar a pré-candidatura ao Paço. O parlamentar aparou as arestas com o presidente de honra do Instituto Henfil, Mateus Prado, que abriu mão de concorrer internamente pela cabeça da chapa para ser vice.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;