Setecidades Titulo Educação
Professores do Estado fazem ato na Oliveira Lima

Paralisação cobra pagamento do piso de R$ 1.451 por 40 horas semanais

Do Diário do Grande ABC
15/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Professores da rede estadual de Santo André realizam hoje, às 14h, aula aberta com direito a fanfarra no calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, Centro. O ato faz parte da mobilização em prol da greve nacional de três dias, iniciada ontem.

A paralisação, proposta pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), tem por objetivo cobrar dos Estados e municípios o pagamento do piso de R$ 1.451 por 40 horas semanais trabalhadas, além de permitir que os educadores utilizem um terço da jornada para planejamento de aula.

Ontem, no Grande ABC, cerca de 30% dos professores da rede estadual cruzaram os braços no primeiro dia de greve, segundo a presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Maria Izabel Azevedo. "Esperamos alcançar até 50% de paralisação nesta quinta-feira e 80% na sexta, quando faremos assembleia no Palácio dos Bandeirantes".

Em São Bernardo, o coordenador da subsede, Aldo Santos, acredita que a mobilização atingiu 10% dos professores. Hoje, os grevistas continuarão a panfletar e visitar escolas. De acordo com a regional da Apeoesp em Santo André, a paralisação ficou na casa dos 45%. Já em Mauá, a adesão foi de 20% .

ESTADO

A Secretaria Estadual da Educação informou ter registrado percentual de ausência de 5% ontem, o que corresponde à média habitual e que as escolas funcionaram normalmente. Segundo a rede, os professores têm assegurada, pela Resolução SE 8 publicada em janeiro, jornada em sala de aula fixada em dois terços de sua carga horária total - o máximo permitido pela legislação. O Estado paga aos docentes um salário-base inicial 30,5% maior do que o atual valor mínimo estabelecido por essa mesma lei.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;